A fim de combater a poluição sonora no centro da capital, a Prefeitura de Maceió realizou uma ação educativa na sexta-feira (12). A iniciativa, realizada pelas secretarias municipais de Segurança Cidadã (Semsc) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), envolveu a visita a 14 estabelecimentos comerciais, orientando-os a utilizar seus equipamentos sonoros de forma adequada.

Regulamentações e Infrações

Os estabelecimentos comerciais foram instruídos a manter seus equipamentos sonoros dentro do interior das lojas, respeitando o espaço público e mantendo o volume dentro do limite permitido para os respectivos locais. Eduardo Rebelo, fiscal de Posturas da Semsc, explicou que o descumprimento dessas orientações pode resultar em infrações, apreensão de equipamentos e multas.

Limite de Ruído e Aferição

blank

A NBR 10.152 da ABNT estabelece o limite tolerável de 70 decibéis para ruídos em áreas habitadas. Alessandro Feitosa, agente de fiscalização da Semurb, reiterou que o nível de ruído ambiente no centro da cidade, incluindo a circulação de pessoas e o trânsito local, normalmente atinge 65 decibéis. O limite tolerável para o som emitido por estabelecimentos comerciais é de 70 decibéis, sendo considerado poluição sonora se ultrapassar este valor.

Recepção da Ação

A ação foi bem recebida por moradores e trabalhadores do centro de Maceió. Gilberto dos Santos, um comerciante que trabalha no local há 28 anos, elogiou a iniciativa, destacando a importância da fiscalização para tornar o ambiente mais tranquilo e menos incômodo.