Home Meio Ambiente

Meio Ambiente

O meio ambiente em Alagoas é rico em diversidade, com ecossistemas que vão desde a floresta atlântica até a zona costeira, passando por serras, rios e lagos. Essa riqueza natural é importante para a economia do estado, que depende do turismo e da agricultura, mas também representa um desafio para a preservação da biodiversidade.

A Mata Atlântica, presente em diversas áreas de Alagoas, é um dos biomas mais ameaçados do mundo, e por isso, o estado tem desenvolvido políticas públicas de conservação e restauração desse ecossistema. A zona costeira também é alvo de ações de preservação, especialmente devido à ameaça da erosão e do aumento do nível do mar.

Alagoas ainda enfrenta desafios relacionados à gestão de resíduos, com a falta de coleta seletiva e a disposição inadequada de lixo em alguns municípios. O estado tem buscado investir em programas de coleta seletiva e reciclagem para reduzir a quantidade de resíduos gerados.

Outro desafio é a preservação das áreas de mangue, que são importantes para a biodiversidade e para a pesca artesanal, mas que estão sendo ameaçadas pelo avanço da urbanização e da atividade econômica. O estado tem implementado ações para a proteção e restauração dessas áreas, com a participação da comunidade local.

Previsão do Tempo

Maceió
nuvens dispersas
30.7 ° C
30.7 °
30.7 °
79 %
5.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
29 °