A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou, entre janeiro e abril de 2023, mais de mil toneladas de resíduos de dentro das galerias de águas pluviais em Maceió, provocados pelo descarte irregular. Essa prática é um dos principais fatores de alagamentos na cidade, pois entope o sistema de drenagem, impedindo o fluxo natural da água da chuva.

No mês de abril, foram retiradas 212 toneladas de lixo das galerias instaladas em 23 bairros. As equipes de drenagem realizaram serviços em mais de 70 ruas da capital durante esse mês. A Seminfra vem realizando ações preventivas ao longo do ano, com serviços ocorrendo de manhã até o final da tarde e também nos finais de semana, segundo o coordenador de drenagem, Gabriel Rodas.

Além da desobstrução de galerias, a Seminfra atua na recuperação de galerias, bocas de lobos, poços de visitas, reposição de grelhas, implantação de tubulações e substituição de tubos, entre outros serviços. De janeiro a abril de 2023, foram reparados mais de 6 mil metros de galerias, o que corresponde a mais de 6km.

Gabriel Rodas afirma que a Seminfra busca atender cada demanda da cidade, definindo prioridades e organizando um cronograma de execução. Ele pede à população que contribua, não descartando lixo de forma irregular e acionando a Seminfra pelo número 156 para relatar problemas.