Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

Seminfra retira mais de mil toneladas de resíduos das galerias de águas pluviais em Maceió

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou, entre janeiro e abril de 2023, mais de mil toneladas de resíduos de dentro das galerias de águas pluviais em Maceió, provocados pelo descarte irregular. Essa prática é um dos principais fatores de alagamentos na cidade, pois entope o sistema de drenagem, impedindo o fluxo natural da água da chuva.

No mês de abril, foram retiradas 212 toneladas de lixo das galerias instaladas em 23 bairros. As equipes de drenagem realizaram serviços em mais de 70 ruas da capital durante esse mês. A Seminfra vem realizando ações preventivas ao longo do ano, com serviços ocorrendo de manhã até o final da tarde e também nos finais de semana, segundo o coordenador de drenagem, Gabriel Rodas.

Além da desobstrução de galerias, a Seminfra atua na recuperação de galerias, bocas de lobos, poços de visitas, reposição de grelhas, implantação de tubulações e substituição de tubos, entre outros serviços. De janeiro a abril de 2023, foram reparados mais de 6 mil metros de galerias, o que corresponde a mais de 6km.

Gabriel Rodas afirma que a Seminfra busca atender cada demanda da cidade, definindo prioridades e organizando um cronograma de execução. Ele pede à população que contribua, não descartando lixo de forma irregular e acionando a Seminfra pelo número 156 para relatar problemas.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …