A Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça dos Martírios e localizada no Centro de Maceió, foi revitalizada e inaugurada pelo governador Paulo Dantas nesta quinta-feira (4). A praça, um símbolo histórico, arquitetônico e turístico da cidade, recebeu melhorias que envolveram um investimento de R$ 3,75 milhões.

O projeto, coordenado pelo Gabinete Civil e executado pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), teve como foco a recuperação da fonte luminosa e a melhoria da acessibilidade no local. Além disso, a revitalização buscou resgatar a importância histórica da praça, com destaque para o Museu Palácio Floriano Peixoto e a Igreja Bom Jesus dos Martírios.

blank
Foto:Marco Antonio/Agência Alagoas

As melhorias incluem novas rampas com piso tátil, bancos revestidos de concreto de granito, piso de granilite bruto, arquibancadas revestidas de granito e novo paisagismo. A praça também recebeu cinco novas palmeiras imperiais, uma nova banca de revista, um novo abrigo de ônibus com sinalização e espaço para publicidade, três novos quiosques de alimentação, bicicletários e lixeiras revestidas com aço inox e iluminação 100% em LED.

A Praça Marechal Floriano Peixoto faz parte do conjunto arquitetônico dos Martírios, um sítio histórico tombado pelo Patrimônio Estadual. A revitalização visa fortalecer o turismo e devolver à população e aos visitantes um espaço de grande relevância cultural e histórica em Maceió.