Dez servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão participando de uma missão internacional na Europa. Até domingo (21), ele terão dias intensos de visitas técnicas e debates sobre os mais variados temas, entre eles, as possibilidades de modernização da gestão pública. A viagem premia os vencedores da edição 2022 do Concurso de Ações Inovadores, criado pelo Governo de Alagoas com o objetivo de valorizar iniciativas que fomentam a inovação no serviço público.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, e a gerente especial de Combate ao Abandono Escolar, Sheyla Montenegro, integram a delegação formada por dez servidores estaduais. Ricardo e Sheyla, inclusive, estão acompanhados por duas ex-servidoras da Seduc que também venceram o concurso: Vanessa Bezerra, que, atualmente, é assessora técnica na Secretaria de Estado do Turismo, e Daliana Silva, assessora de monitoramento setorial da Governança.

blank

Todos iniciaram a imersão na Finlândia, país que abriga escolas, bibliotecas e universidades conceituadas. Não à toa, seu sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo, graças à preocupação com o bem-estar e o desenvolvimento integral do estudante. De lá, os servidores seguiram para a Estônia, onde foram recebidos pela primeira-ministra Kaja Kallas. Com apenas 1,3 milhão de habitantes, o país da antiga União Soviética é considerado o mais digital do planeta, tendo 99% dos serviços públicos com acesso à internet.

A missão em ambos os países acontece em parceria com a Demos Helsinki, uma organização finlandesa que presta consultoria sobre governança e inovação social.

Para o superintendente Ricardo Lisboa, a imersão é uma oportunidade única de conhecer experiências exitosas desenvolvidas no Velho Continente e, portanto, capazes de transformar vidas por meio da educação. “Aqui estamos porque vencemos o concurso com o programa Cartão Escola 10, iniciativa de sucesso do Governo de Alagoas no combate à evasão escolar. Tudo está sendo muito proveitoso. Temos visto como estes aparelhos públicos podem e devem estar à serviço da população, percorrendo países que são referência em educação e extraindo ideias que podem inspirar políticas públicas a serem executadas em nosso estado”, afirmou o superintendente.

“Poder participar de uma imersão como esta é muito gratificante porque estamos conhecendo várias boas práticas em educação e absorvendo conhecimento para que possamos, inclusive, aprimorar programas cujo alcance social salta aos olhos, a exemplo do próprio Cartão Escola 10, por meio do qual buscamos facilitar a vida do estudante, mantendo-o em sala de aula para que ele possa concluir, com qualidade, o ensino médio e, na sequência, galgar seu espaço no mercado de trabalho”, emendou a gerente Sheyla Montenegro.

Concurso de Ações Inovadoras Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), o Concurso de Ações Inovadoras elege as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas. As inscrições para a edição 2023 estão abertas até o próximo dia 3 de novembro, e podem ser feitas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).