Victor Lopes / Ascom Ronda no Bairro

Ronda mantém índice zero de assaltos a ônibus urbanos nas quatro áreas de atuação

Relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com dados da Central de Atendimento e Despachos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (CAD/SSP), aponta que, de janeiro a agosto deste ano, nos quatro territórios de atuação do Ronda no Bairro, manteve-se em zero o índice de assaltos a ônibus coletivo urbano de Maceió.

O resultado se deve ao trabalho dos agentes de proximidade do programa que, diariamente, realizam patrulhamento nas áreas delimitadas dos bairros do Jacintinho, Centro, orla marítima e Benedito Bentes.

“Estudos comprovam que a simples presença dos agentes nas ruas já inibe a ação dos criminosos. Este é o objetivo do Ronda no Bairro, que garante segurança de proximidade e prevenção da violência para a população que se desloca todos os dias no sistema de transporte público da capital”, destaca o superintendente do PRB, Cel. Cícero Silva.

Ainda com relação aos Crimes Contra o Patrimônio (roubos), os dados também indicam redução em dois tipos: roubos a veículos (-33%) e roubo a transeuntes (-30%). E, no caso de roubos ao comércio, os dados são de estabilidade nos quatro territórios, com 11 ocorrências em oito meses, mesma quantidade no período do ano passado.

“Alguns desses casos foram registrados nas vias adjacentes às ruas delimitadas para a atuação das guarnições do Ronda no Bairro. Com esses dados, já estamos em entendimento com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, para um replanejamento de ações”, informa o superintendente.

“Nós atuamos em conjunto ou em complemento às ações das demais forças de segurança. O trabalho é sempre em parceria”, acrescenta.

Homicídios e tentativas

O relatório indica ainda uma redução em torno de 75% nos crimes de homicídios no comparativo entre os oitos meses deste ano e o mesmo período de 2022.

Nos quatro territórios de atuação, foram registrados quatro homicídios no ano passado e apenas um em 2023, sendo a única ocorrência na orla marítima. Já em relação às tentativas de homicídios, houve uma leve alta em dois territórios e redução nos outros dois.

No Benedito Bentes foram dois casos este ano, contra nenhum em 2022 e uma ocorrência agora no Centro, contra nenhuma no ano passado. Em tendência contrária, na orla foram duas tentativas no ano passado contra apenas uma este ano; no Jacintinho as ocorrências caíram de uma para zero.

“O Ronda no Bairro é um dos programas do Governo de Alagoas mais bem avaliados pela população. Os dados do relatório nos asseguram que estamos no caminho certo ao proporcionar mais segurança de proximidade e mais prevenção à violência, que é o nosso maior objetivo”, destaca o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira”.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

PM-AL FORMA NOVOS NEGOCIADORES DE CRISES EM CURSO REALIZADO EM SERGIPE

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) agora conta com dois novos negociadores de crise. O …