Carla Cleto - Ascom Sesau

PREVENÇÃO NO TRÂNSITO: MEDIDAS ESSENCIAIS PARA REDUZIR ACIDENTES, ALERTA MÉDICO DO HGE

O Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió, ressalta a importância de uma revisão completa nos veículos antes da chegada do período chuvoso. Segundo o hospital, medidas simples como verificar pneus, freios, palhetas dos limpadores de para-brisa, e luzes podem fazer uma grande diferença na prevenção de acidentes. A orientação é que essa checagem seja feita por um técnico especializado para garantir que tudo está em condições adequadas de uso.

Prudência ao Volante

Amauri Clemente, cirurgião geral do HGE, enfatiza que além da manutenção do veículo, a prudência é fundamental. Respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens em locais proibidos, e utilizar os equipamentos de proteção como cinto de segurança e capacete são ações decisivas para evitar acidentes. “Se não se sente seguro, então não pise muito no acelerador”, aconselha Clemente, reforçando a importância de adaptar a condução às condições da via.

Cuidados para Pedestres

Para os pedestres, o médico destaca a necessidade de usar faixas de pedestres e evitar atravessar perto de esquinas, onde há maior risco de acidentes. A supervisão de adultos é crucial para a segurança das crianças no trânsito. Clemente também alerta para o perigo das distrações, como o uso de celulares: “A caminhada defensiva é uma necessidade dos pedestres, assim como a direção defensiva é para os motoristas”.

Condições Climáticas e Planejamento

Verificar as condições climáticas e as informações de tráfego antes de sair de casa é outra recomendação vital. Usar aplicativos de navegação pode ajudar a evitar rotas com problemas como congestionamentos e vias alagadas. O especialista também sugere evitar sair de casa em dias de chuva intensa quando possível, reduzindo assim o risco de acidentes e de contaminação por doenças transmitidas pela água.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Pesquisa da UFAL sobre fármacos de platina é capa de revista especializada na Alemanha

A pesquisa sobre complexos de platina realizada por Gabriela Monteiro, bolsista do Programa de Iniciação …