Ilustração

Junho Vermelho: Uncisal intensifica campanha para doação de sangue

O mês de junho, mais conhecido por suas festividades juninas, carrega uma significância especial no calendário da saúde. O dia 14 de junho é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Este ano, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) se engaja de maneira mais intensiva na campanha, promovendo ações de conscientização voltadas para professores, estudantes e servidores técnicos. O objetivo é enfatizar a importância vital da doação de sangue para a salvação de vidas.

A embaixadora do Junho Vermelho

A campanha, coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Uncisal, contará com uma embaixadora especial: a “Tia Unci”, mascote adorada pela comunidade acadêmica. A personagem será responsável por motivar docentes, estudantes e técnicos à prática da doação de sangue, visando fortalecer os estoques do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). “Tia Unci” é famosa por fazer um gesto de coração com os dedos, simbolizando amor e afeto. Nesse Junho Vermelho, o gesto carinhoso da mascote será direcionado para uma ação solidária que pode ser feita de maneira rápida e segura, lembrando sempre que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Campanha ao longo do mês

Durante todo o mês de junho, a campanha de conscientização será disseminada por toda a comunidade Uncisal através de redes sociais e distribuição de material impresso. No dia 14 – Dia Mundial do Doador de Sangue – o Projeto de Extensão Universitária D.O.E Vida (Doação, Orientação e Expansão de Vida) também estará presente no hall da Uncisal, das 9h às 13h. A “Tia Unci” acompanhará os doadores até o Hemoal, que se localiza a poucos metros da universidade.

Critérios para doação de sangue

Os critérios para doação de sangue são estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, gozar de boa saúde e ter peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato à doação não pode ter contraído Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade ou doença de Chagas. No momento da doação, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e uso de máscara. Para aqueles que realizaram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, é preciso aguardar um período de 12 meses após o procedimento para poderem doar sangue. Voluntários gripados, com Influenza ou Covid-19, devem aguardar a cessação dos sintomas para se candidatarem à doação.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …