Ascom PM-AL

POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS SALVA BEBÊ VÍTIMA DE ENGASGO EM CAPELA

Na manhã desta sexta-feira (7), a guarnição da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) salvou um bebê de oito meses que estava engasgado no município de Capela, região centro-norte de Alagoas.

Os militares patrulhavam pelo Centro da cidade quando foram abordados por um cidadão, informando que sua sobrinha estava engasgada e precisava de ajuda urgente. A viatura seguiu para o local indicado, onde encontrou a mãe com o bebê sufocando.

O comandante da guarnição realizou a manobra de Heimlich, conseguindo fazer com que a criança expelisse o líquido que estava obstruindo suas vias aéreas. Mesmo com o sucesso no salvamento, o policial orientou a mãe a levar o bebê para atendimento médico, garantindo uma avaliação completa de sua saúde.

Jordany Barros, mãe da criança, relatou que, apesar de saber executar a manobra de Heimlich, não conseguia realizar com sucesso devido ao nervosismo. Ela então pediu ajuda ao irmão, que encontrou a viatura policial. “Foi um momento desesperador. O medo de perder minha filha era enorme. Graças a Deus, os policiais nos ajudaram e salvaram a vida da minha bebê”, agradeceu emocionada.

Para o 2° sargento Luiz Albuquerque, comandante da guarnição RP 02, a eficácia da ação deve-se ao treinamento e à experiência adquiridos ao longo dos anos de serviço na PM. O militar destacou a emoção do momento: “O alívio foi palpável, como uma onda que se espalhou por todos os presentes. A mãe correu para abraçar sua filha com lágrimas de alívio e gratidão. Foi grande a emoção daquele momento, pois a vida de uma criança foi salva.”

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorreram em crianças menores de sete anos. A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros essencial em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas e pode ser realizada por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não profissional de saúde.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

3º CORRIDÃO DA ROTAM LEVA MILHARES DE ATLETAS À ORLA DE MACEIÓ

A manhã chuvosa deste domingo (9) não desanimou os atletas civis e militares que participaram …