Thiago Ataíde/ Seduc

Inscrições para o ENEM 2023: O que você precisa saber

Estudantes de todo o Brasil estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal via de ingresso no Ensino Superior do país e ferramenta de avaliação do desempenho escolar no final da Educação Básica. As inscrições para o exame começaram na segunda-feira, 5 de junho, e continuarão até o dia 16 de junho. Os candidatos podem se inscrever no site oficial do Inep, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ . As provas estão previstas para os dias 5 e 12 de novembro.

Como se Inscrever?

Para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar a página do Participante no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), fornecendo informações pessoais, como RG, CPF, data de nascimento e endereço residencial. Os candidatos também devem preencher um questionário socioeconômico e pagar a taxa de inscrição. Finalmente, é necessário selecionar a cidade onde farão o exame.

Em Alagoas, o exame será realizado em vinte e seis municípios, incluindo Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro e outros.

Isenção da Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem 2023, no valor de R$ 85, deve ser paga pelos participantes que não solicitaram ou não obtiveram isenção. Esses participantes devem gerar o boleto da GRU Cobrança e efetuar o pagamento até o dia 21 de junho. Os estudantes que conseguiram a isenção não precisam pagar a taxa, mas devem completar a inscrição normalmente.

Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social

Durante o período de inscrição, candidatos que precisam de Atendimento Especializado ou Tratamento pelo Nome Social devem fazer a solicitação através da Página do Participante. O Atendimento Especializado é destinado a pessoas com deficiência e oferece recursos de acessibilidade necessários para a realização da prova. O Tratamento pelo Nome Social é oferecido para candidatos transgêneros e travestis, que podem optar por serem identificados pelo nome social durante a aplicação do exame.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …