A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió apresentou, em coletiva de imprensa, um plano de intervenções no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, com o objetivo de melhorar o fluxo de pedestres e motoristas na cidade. As mudanças beneficiarão, principalmente, os usuários do transporte coletivo.

Intervenções no Corredor Vera Arruda

O superintendente municipal de transportes e trânsito, André Costa, explicou que a malha viária que liga os bairros de Cruz das Almas a Ponta Verde possui 18 vias no trajeto Leste-Oeste e Oeste-Leste, mas apenas cinco possibilidades de rotas no sentido Norte-Sul e Sul-Norte. A principal diretriz das intervenções é causar o menor impacto possível na região, trazendo melhorias significativas para o trânsito.

Após estudos técnicos, a SMTT verificou a viabilidade de liberar a passagem de veículos pequenos em mais quatro ruas do Corredor Vera Arruda, que possui uma área de mais de 42 mil m² e 15 ruas, das quais duas já são liberadas para tráfego. A liberação dos veículos será permitida apenas das 7h às 19h, em dias úteis, com agentes da SMTT atuando na fiscalização e semáforos na cor verde durante o período de passagem liberada.

A área contará com pistões hidráulicos comandados via 4G pela SMTT e câmeras de videomonitoramento com sistema OCR para leitura das placas dos veículos. Os motoristas autuados poderão ser multados em até R$ 1.262 e perder 17 pontos na CNH com uma única travessia indevida. As ruas permanecerão bloqueadas para veículos pesados, exceto os que prestam serviços essenciais.

Benefícios para o transporte coletivo

As intervenções impactarão todos os maceioenses, desde os que moram na região do corredor até os que transitam diariamente pela parte baixa da capital. São 22 linhas de ônibus que circulam na região do Corredor Vera Arruda, com 759 viagens, beneficiando mais de 75 mil passageiros por dia e podendo aumentar em 3 viagens cada uma dessas linhas.

Segundo a SMTT, as mudanças reduzirão em mais de 50% o tempo dos passageiros nos transportes coletivos da capital. As intervenções se somam aos investimentos já realizados pela Prefeitura de Maceió, como a garantia da passagem mais barata entre as capitais do país, Passe Livre Estudantil, Domingo É Livre, Madrugadão e a entrega de novos ônibus.

Consulta pública e participação popular

A SMTT abriu uma consulta pública, que segue até 28 de março, para ouvir todos os maceioenses que moram ou transitam pela região sobre a proposta de abertura de ruas compreendidas no corredor Vera Arruda. A participação popular é fundamental para avaliar o impacto das intervenções e garantir que as mudanças atendam às necessidades da população.

Serviço

Consulta Pública sobre abertura de ruas do corredor Vera Arruda

Período: 14 a 28 de março de 2023

Formulário da consulta: clique aqui

A consulta pública é uma excelente oportunidade para os cidadãos contribuírem com suas opiniões e sugestões acerca das intervenções propostas pela SMTT. A participação ativa da população é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e que atendam às demandas da sociedade.