Divulgação

Em Curitiba, alunos da rede estadual participam de evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Alagoas está muito bem representada na 75ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o próximo sábado (29), em Curitiba-PR. Isso porque dois alunos da Escola Estadual José Oliveira Silva, localizada no Vergel do Lago, em Maceió, marcam presença com a exposição de projetos naquele que é considerado o maior evento científico da América Latina, reunindo cientistas, pesquisadores, professores e amigos da ciência que buscam representatividade e o desenvolvimento do país.

Acompanhados pela professora Ana Paula Santos, os estudantes Jonathan da Silva e Maria Alice Ferreira, alunos do 8º e 9º anos, levaram para exposição durante o encontro, dois projetos elaborados com o apoio de outros 15 alunos, que aliam ciência e sustentabilidade, como explica a professora Ana Paula.

“Ambos surgiram da necessidade de recuperarmos a aprendizagem dos nossos estudantes em meio à pandemia da Covid-19. Foi quando um grupo de alunos teve a ideia de criar uma horta medicinal suspensa, feita com garrafas pet, já que, na escola, não dispomos de um espaço para tal. E a ideia do segundo projeto veio pouco tempo depois, quando eles criaram uma composteira que gera biofertilizante”, conta, orgulhosa, a professora.

Feira de Ciências

 

As iniciativas chamaram a atenção na 3ª edição da Feira de Ciências de Alagoas (FeCiAL), promovida, ano passado, pelo Centro Universitário Cesmac. Com o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), os projetos “Compostagem nas escolas: unidades temáticas na resolução de problemas do cotidiano” e “Horta medicinal sustentável: habilidades desenvolvidas a partir da ciência na escola” foram 1º e 2º colocados, respectivamente, na categoria stricto sensu, o que rendeu aos estudantes a participação no encontro da SBPC.

O evento acontece na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também reúne representantes de várias entidades que contribuem para a promoção da ciência, como o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, e o presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Vinícius Soares. Estima-se que mais de 40 mil pessoas visitem os estandes montados na UFPR durante os seis dias de encontro.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …