Leandro Santos / Ascom Detran-AL

Detran Alagoas capacita motociclistas em curso de pilotagem defensiva

Em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista, celebrado nesta quinta-feira (27), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) promoveu um curso de pilotagem defensiva, como forma de capacitar e trazer mais segurança aos profissionais que estão diariamente trabalhando no trânsito, realizando entregas ou fazendo o transporte de passageiros.

A ação foi realizada em parceria com a Associação das Concessionárias Honda em Alagoas (Assohonda), no prédio sede do Detran-AL, no bairro Cidade Universitária.

O curso contou com a presença de motociclistas e instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFCs), que tiveram aulas teóricas e práticas, abordando temas como pilotagem defensiva, manutenção da motocicleta, equipamentos de proteção EPI, postura de pilotagem, entre outros.

blank

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, destacou que o treinamento é mais uma iniciativa da atual gestão para conscientizar os motociclistas sobre a importância de pilotar corretamente, seguindo todas as regras de trânsito e pensando na redução de acidentes.

“O nosso objetivo é melhorar as técnicas de pilotagem, tantos dos motociclistas como dos instrutores dos CFCs. Dessa forma, vamos continuar a conscientização para a redução dos índices de acidentes de trânsito, principalmente no interior do estado. Quanto mais treinado e capacitado for o motociclista, maiores condições ele terá de enfrentar as situações diárias do trânsito”, destacou.

Em Alagoas, o Detran tem registrado 345.796 condutores habilitados para a categoria A e que podem conduzir motocicletas.

blank

De acordo com César Mota, instrutor da Assohonda, os acidentes acontecem em sua maioria por hábitos e vícios criados pelos motociclistas, além da falta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Fizemos um curso teórico e prático mostrando a forma correta para se conduzir uma motocicleta, sempre utilizando o capacete, com a viseira abaixada e a cinta jugular ajustada. O condutor também precisa ter muito cuidado nas ultrapassagens e fugir dos pontos cegos de carros, ônibus e caminhões. Esses foram alguns pontos abordados durante o treinamento”, afirmou César Mota.

Uma das participantes do curso de pilotagem defensiva foi Viviane Gomes, que trabalha como entregadora nos finais de semana para complementar a renda. “Achei muito interessante o curso. Aqui pude ver que tenho cometido erros que podem ser evitados, mas que, na correria do dia-a-dia, acabamos esquecendo. Eu adoro pilotar, nasci para isso. Nunca sofri um acidente em 10 anos de CNH, e devo isso a prudência que tenho nas estradas e nas ruas, sempre andando no máximo até 60 km/h”, disse Viviane.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …