Foto: Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed

Escola de Maceió Incentiva Conscientização sobre o Aedes aegypti com Atividades Educativas

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu uma série de atividades na Creche Elza Lira, localizada no bairro Benedito Bentes, como parte do Programa Saúde nas Escolas. O objetivo é ensinar sobre a prevenção e os cuidados necessários contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

As atividades, realizadas na terça-feira (23), incluíram a exibição de filmes educativos para ensinar as crianças sobre como manter o ambiente livre do Aedes aegypti, impedindo a reprodução do mosquito. Além disso, os alunos aprenderam sobre a anatomia do inseto e seu ciclo de vida através de materiais didáticos, e participaram de uma oficina de pintura.

Soraya Moura, técnica pedagógica envolvida no programa, destacou a importância desta ação. Ela afirma que, além de conscientizar os alunos, a iniciativa envolve toda a família no combate às arboviroses.

“Esperamos que as crianças compartilhem o que aprenderam com seus familiares. Este trabalho de conscientização gradualmente aumenta a conscientização da família sobre as medidas preventivas a serem tomadas, envolvendo-os no processo de prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika”, explicou Moura.

José Henrique, aluno de 6 anos da creche, compartilhou o que aprendeu com o programa: “O mosquito da dengue causa doença, deixa a gente doente e com dor de cabeça. Para não ficar doente, não podemos deixar a água parada e devemos usar repelente”, disse.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …