A Defesa Civil de Maceió está em estado de prontidão para lidar com as chuvas esperadas para atingir a cidade a partir da noite de quarta-feira (24), possivelmente se estendendo até a sexta-feira (26). Técnicos permanecerão de plantão 24 horas por dia para medidas de urgência, emergência, e para intensificar ações preventivas em pontos considerados críticos na capital.

Os cidadãos cadastrados no sistema de alertas da Defesa Civil Municipal receberam avisos via SMS sobre a previsão de chuvas e o elevado risco de deslizamento de terra em áreas de encosta. A recomendação do órgão para as famílias que vivem em regiões de risco é que busquem um local seguro e entrem em contato imediatamente com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 156 caso ocorra algum incidente.

Inscrição para Alertas e Previsões

Para receber mensagens de alerta via celular, é possível se cadastrar enviando o CEP via SMS para o número 40199. O aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta prevê chuvas de intensidade fraca a moderada para Maceió nos próximos dias. Durante a temporada de chuvas, os técnicos da Defesa Civil estão nas ruas com um programa focado na prevenção de desastres.

Resposta a Situações de Emergência

No último fim de semana, quando a capital recebeu quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de maio, a Defesa Civil trabalhou com equipes multissetoriais da Prefeitura de Maceió para prestar diversos serviços. Foram realizadas ações de infraestrutura, como desassoreamento de canais em pontos críticos, limpeza de ruas e remoção de árvores em encostas e grandes avenidas.

A Prefeitura também providenciou, antecipadamente, cestas de alimentos à Defesa Civil para apoiar as famílias que precisaram deixar suas residências e se alojar com parentes ou vizinhos. Isso possibilitou agilidade para alocar pessoas desabrigadas ou desalojadas em programas sociais.

Provisões de Abrigo

Além disso, dois abrigos municipais, localizados nos bairros de Jaraguá e do Poço, estão disponíveis para as famílias que não têm para onde ir e que foram assistidas pela equipe da Diretoria Social da Defesa Civil.