Na data em que o país celebra o Dia Nacional da Cachaça, Alagoas dará um passo significativo para valorizar a cultura e a tradição da produção dessa bebida no estado. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lança oficialmente a Rota da Cachaça, um roteiro por engenhos, fábricas e restaurantes do Agreste alagoano que deve movimentar ainda mais o turismo na região.

O evento de lançamento acontecerá no Engenho Caraçuípe, em Campo Alegre, no dia 13 de setembro, e contará com a presença de aproximadamente 70 convidados, entre agentes de viagens e jornalistas. No evento, serão apresentados todos os detalhes do novo roteiro turístico, além de reforçar a importância da interiorização e regionalização do turismo.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a iniciativa visa destacar o potencial turístico das regiões produtoras de cachaça no estado, ressaltando a tradição e a autenticidade do produto que faz parte da história e da cultura alagoana. “O trabalho que estamos desenvolvendo, que une o poder público com a iniciativa privada, tem dado bons resultados e a concretização da Rota da Cachaça é mais uma prova disso. Estamos muito realizados em conseguir lançar esta novidade, que além de falar um pouco sobre as raízes do nosso povo, mostra a força dos nossos empreendimentos, premiados internacionalmente”, ressaltou a secretária.

 blank

Durante o evento de lançamento no Agreste, os participantes terão a oportunidade de degustar cachaças produzidas por cinco engenhos da região, além de pratos que utilizam as bebidas nas receitas, como também poderão conhecer mais sobre o processo de fabricação da cachaça.

A ROTA

O passeio, oferecido por dezenas de agências de viagens alagoanas, pode ser realizado em oito pontos do estado. Os diversos pacotes podem ser no formato de “bate-volta”, saindo da capital, como também um passeio completo, com hospedagens em hotéis da região.

Com a proximidade da região metropolitana de Maceió, turistas que estão na capital ou em municípios turísticos vizinhos como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel podem experimentar esta nova experiência do Destino Alagoas.

 blank

Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, uma fábrica de cerveja que passou a produzir cachaças recentemente.

Além das produtoras de cachaça, os passeios podem incluir outros empreendimentos da região, como o Engenho do Queijo, o Empório Alegre e vários outros restaurantes dos municípios do agreste