Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Uncisal disponibiliza serviços exclusivos e especializados em fisioterapia

Única instituição pública de ensino que oferta o curso de Fisioterapia no estado, a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disponibiliza serviços exclusivos e especializados na área de reabilitação. A Uncisal conta com um Serviço de Fisioterapia, que oferece atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e com um Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação Esportiva.

O Serviço de Fisioterapia da Uncisal faz parte da estrutura do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), localizado no Trapiche da Barra. O espaço é utilizado como campo de estágio. Nele, profissionais experientes – que atuam como professores ou preceptores na universidade – compartilham seus conhecimentos com estudantes, disponibilizando acompanhamento integral aos pacientes.

Já o Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação Esportiva (Cefire) funciona dentro da estrutura do Estádio Rei Pelé, também no Trapiche da Barra. O espaço foi construído para receber a seleção de Gana, em 2014, e é voltado para o atendimento a atletas federados e amadores que necessitam de reabilitação. A administração do local cabe à Uncisal, por meio de um termo de cessão assinado junto ao Governo de Alagoas.

 

De acordo com Janayna Cajueiro, supervisora do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) da Uncisal e responsável pelos dois espaços, os atendimentos tanto no Serviço de Fisioterapia da universidade quanto no CER e Cefire acontecem somente mediante agendamento, após encaminhamento médico e avaliação por parte de uma equipe multidisciplinar.

“Nos dois casos, os agendamentos são feitos diretamente nos serviços. No CER atendemos a população em geral com a oferta de reabilitação. Já no Cefire é realizado um atendimento especializado, com foco na orientação e na recuperação de atletas. A proposta é atender esportistas”, destaca Janayna Cajueiro.

O fisioterapeuta Caio Costa atua na Clínica de Fisioterapia da Uncisal e explica que, no espaço, são ofertadas quatro especialidades: neurofuncional, respiratória, pediátrica e traumato-ortopédica. Os atendimentos, segundo o profissional, contam com a participação dos estudantes do 5º ano, orientados pelos professores e preceptores.

“Há uma troca de conhecimentos e experiências. Nós profissionais compartilhamos o conhecimento que adquirimos ao longo da nossa trajetória e eles contribuem com o aprendizado acadêmico. É uma via de mão dupla. Podemos dizer que, realmente, há o compartilhamento de experiências. Todos saem ganhando, inclusive os pacientes, que recebem tratamento integral”, observa o fisioterapeuta Caio Costa.

 blank

Heloísa Damasceno, estudante do 10º período do curso de Fisioterapia da Uncisal, ressalta que, além de levar qualidade de vida para a população, o Serviço de Fisioterapia da Uncisal atua como um importante campo de estágio para os estudantes da universidade. “Ao longo de todo o curso, nós passamos por diversas unidades, hospitalares e clínicas. Aqui, sem dúvida, nos sentimos bastante acolhidos”, frisa.

CURSO DE FISIOTERAPIA – A Uncisal é a única instituição pública de ensino superior de Alagoas a ofertar o curso de Fisioterapia. O curso foi criado no ano de 1995, com autorização da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Atualmente, são ofertadas 40 vagas anuais, com atividades desenvolvidas em tempo integral: manhã e tarde.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Violência contra Idosos: Conheça e combata os diferentes tipos de abuso

No dia 15 de junho, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra …