Na manhã desta quinta-feira (23), o Comando de Aviação do Estado recebeu as novas instalações do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, esteve presente na cerimônia de inauguração do novo espaço, localizado no município de Marechal Deodoro. O ato foi presidido pelo governador Paulo Dantas, acompanhado do secretário de Segurança Pública (SSP), delegado Flávio Saraiva.

Na solenidade, o governador Paulo Dantas destacou o heroísmo dos homens e mulheres que integram o Grupamento Aéreo no resgate a pessoas em situação de perigo e também no combate à criminalidade. Além da inauguração da nova base do Comando de Aviação, o governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, entregaram dois aviões ao Corpo de Bombeiros Militar e ao Grupamento Aéreo, três caminhões autobomba tanque e dois reboques de tanque de combustível.

blank

Também estavam na solenidade o vice-governador Ronaldo Lessa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro; o deputado federal Rafael Brito; os deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Alexandre Ayres; o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, além de vereadores e demais autoridades locais.

O Comando

O Comando de Aviação do Estado foi criado pelo Governo de Alagoas, por meio da Lei Delegada, trazendo dinamismo e ainda mais eficiência à segurança pública. A estrutura é composta por dois hangares, com, aproximadamente, 1.500 m² de área construída em um terreno cedido pela empresa Manutenção Alagoana de Aeronaves Ltda. (Manal).

O espaço tem dois galpões, onde são guardadas as aeronaves, além de 13 salas que abrigam toda a estrutura administrativa da Chefia Especial Aérea de Segurança Pública (Caesp). Já na parte externa há um estacionamento amplo para mais de 50 veículos.

Moeda do GRAER

Ainda durante a manhã, o coronel Paulo Amorim, juntamente com o governador e o comandante do CBM, foram agraciados com a Moeda do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A honraria foi entregue pelo comandante do GRAER, tenente-coronel PMBA Wolney Anderson, que veio a Alagoas também participar da inauguração.

blank

O oficial salientou que “a homenagem se deve exatamente, pela operação de parceria e, notadamente, por ocasião das fortes chuvas que causaram calamidade no Estado da Bahia no final do ano de 2021 e início de 2022. A Moeda do GRAER foi cunhada em metal nobre e, em suas faces, estão a bandeira da Bahia com o Caravan e um Esquilo, e o brasão da unidade”, explicou o oficial superior da coirmã baiana.