O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, é referência no tratamento de doenças do coração, como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Insuficiência Cardíaca e Arritmias. Este ano, de janeiro a abril, a Unidade de Hemodinâmica realizou 388 cateterismos e 48 angioplastias.

Testemunho de paciente

blank

Manoel Flor dos Santos, de 65 anos, foi internado na Unidade de Dor Torácica (UDT) do HGE após ser diagnosticado com infarto. Ele relatou sua confiança no hospital e a atenção recebida, destacando a expectativa para uma possível cirurgia ou alta para cuidados em casa.

Referência em hemodinâmica cardíaca

O cardiologista intervencionista e hemodinamicista Hélder Marx destacou que o HGE é referência no Estado em hemodinâmica cardíaca, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o cateterismo, os especialistas conseguem detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.

Procedimentos minimamente invasivos

Os procedimentos de cateterismo e angioplastia são minimamente invasivos, permitindo ao paciente, na maioria das vezes, voltar para casa com segurança em poucos dias.

Salvar vidas e oferecer cuidados

O diretor Fernando Melro afirmou que o HGE vai além de salvar vidas, devolvendo a alegria das pessoas em retornarem para casa, buscando diminuir o agravamento de sequelas e fornecendo orientações sobre os cuidados necessários para uma vida saudável.

Investimentos na área de Hemodinâmica

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou os investimentos recentes na área de Hemodinâmica do HGE, incluindo a aquisição de um segundo aparelho de Hemodinâmica, para ampliar a assistência aos pacientes.