O projeto de extensão Sorriso de Plantão, uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), visitou o Hospital da Mulher, uma unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na quarta-feira (10). O projeto, que busca promover a humanização no Sistema Único de Saúde (SUS), envolve acadêmicos de Medicina que, vestidos de palhaços, interagem com pacientes, acompanhantes e equipes médicas de forma lúdica, proporcionando momentos de alegria e descontração.

O objetivo do Sorriso de Plantão é transformar a experiência hospitalar em algo positivo, reduzindo a produção de hormônios relacionados ao estresse, como epinefrina e cortisol. Os palhaços realizam atividades como cantar, dançar, tocar violão, contar histórias e fazer desenhos e pinturas, sempre respeitando as limitações dos pacientes.

Em 2023, a visita ao Hospital da Mulher foi a primeira do projeto, mas em 2022 já haviam ocorrido duas visitas. Agora, o Sorriso de Plantão visitará a unidade mensalmente, durante todo o ano, atendendo a programações temáticas como São João e Dia das Crianças.

Iniciado em 2002, o Sorriso de Plantão foi o primeiro projeto de extensão interdisciplinar do Brasil, coordenado pela enfermeira Maria Rosa da Silva e orientado pelo médico pediatra Cláudio Soriano. O método utilizado pelos extensionistas é a Prática Integrativa Complementar (PIC), associada ao tratamento convencional de pessoas hospitalizadas, promovendo a terciária de saúde.

O projeto atende a pacientes pediátricos e adultos internados em diversos hospitais da região, como Hospital da Criança, Dr. Hélvio Auto, Geral do Estado, Universitário, Metropolitano de Alagoas e Santa Casa de Misericórdia de Maceió, além do Hospital da Mulher.