Leandro Santos / Ascom Detran

Arena Detranzinho é inaugurada para conscientizar e educar crianças para o trânsito

Para ampliar as ações de educação para o trânsito, voltadas a crianças e jovens, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inaugurou a Arena Detranzinho. Em alusão ao dia das crianças, 120 estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, de escolas públicas foram até o prédio do Detran para conhecer o espaço, nesta quarta-feira (11), no bairro Cidade Universitária.

A inauguração da arena do Detran é mais uma etapa das ações do órgão estadual que leva noções de segurança e regras de trânsito de forma lúdica. Os alunos participaram de uma palestra, assistiram a um filme, e colocaram os ensinamentos em prática com jogos educativos e a pista de trânsito, que conta com sinalizações verticais e horizontais. Na Arena Detranzinho tem uma cidade em miniatura, com o Palácio República dos Palmares, quartel do corpo de bombeiros, hospital, delegacia, lanchonete, escola, e creche Cria.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, as crianças e os jovens são os nossos futuros condutores, e por isso, temos focado nossas ações na educação para o trânsito, levando conhecimento para que eles aprendam a ser usuários do Sistema Nacional de Trânsito, seja como pedestres, ciclistas e no futuro serem condutores mais conscientes. “Na Arena Detranzinho os estudantes que vão ter prazer em vir ao Detran para poder aprender brincando. Acreditamos que assim conseguiremos garantir mais segurança para as crianças no trânsito, porque elas vão saber que devem atravessar na faixa de pedestre, que devem usar o cinto de segurança e o capacete quando estiverem em uma motocicleta”, afirmou Marco Fireman.

blank

A pista de trânsito tem 27 placas de sinalização, faixas de pedestre, e as crianças conseguem colocar em prática todos os ensinamentos da palestra, em 10 bicicletas que foram doadas pela Abraciclo.

Paula Dantas, secretária de Estado da Primeira Infância, esteve presente na inauguração e elogiou a Arena Detranzinho.  “Essa é mais uma política pública voltada para a primeira infância que está sendo feita em Alagoas. As crianças vão vivenciar como se deve andar no trânsito, quais são as placas, o que elas significam, o que deve e não se deve fazer. Então, é muito importante ter a vivência prática, e quando vem como brincadeira, é muito melhor e mais fácil das crianças compreenderem as regras”, disse a secretária.

A inauguração da arena contou com a parceria da Secria, e a equipe do Proerd da Polícia Militar de Alagoas, que promoveram atividades como esquete teatral, pintura facial, teatro de fantoches e lanche coletivo.

blank

Agendamentos Arena Detranzinho – A Arena Detranzinho irá funcionar de forma permanente recebendo alunos de escolas públicas e privadas, com idades em 4 e 12 anos, todas as segundas-feiras, e os agendamentos devem ser feitos pelos e-mails: [email protected] ou [email protected], ou pelos números: (82)98883-1089 ou (82) 988025052.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Reforço na Segurança: Companhia do Sertão da PMAL recebe 20 novos policiais

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) …