Danielle Cândido / Ascom Uncisal

Centro da Uncisal comemora o Outubro Rosa com a marca de 1.500 mamografias ao mês

O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou o Dia D da campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (11/10). O evento aconteceu no próprio Cedim, localizado dentro da Uncisal, e comemorou a marca de 1.500 exames de mamografia realizados mensalmente.

“Neste Dia D da campanha Outubro Rosa, reafirmamos o compromisso com as mulheres de Alagoas para que realizem o exame das mamas e, hoje, comemoramos o resultado de 11.500 mamografias realizadas nos últimos 12 meses”, anunciou Ceiça Carvalho, diretora do Cedim. Ela acrescentou que o Cedim é porta aberta o ano inteiro e o exame não é feito apenas no mês de outubro, e sim, todos os dias.

Na campanha deste ano, o Cedim ressalta a importância da busca ativa por meio da realização dos exames de mamografia, ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para um mastologista ou oncologista. “Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, complementou Ceiça Carvalho.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, disse que hoje a saúde da mulher tem um outro olhar, fruto da dedicação do Estado, da Uncisal e do Cedim, além de todo apoio recebido para continuar buscando melhorias para a universidade e para suas unidades hospitalares e assistenciais. “Comemoramos o sucesso do Cedim e com ele comemoramos também a saúde, a sobrevida e a qualidade de vida de todas nós, mulheres”, discursou.

blank

O município de Coruripe foi homenageado pela secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born. “Coruripe levou a sério a convocação da Uncisal de fazer a mamografia”, destacou. A secretária anunciou ainda que, neste mês de outubro, o Hospital da Mulher vai receber as pacientes do Cedim para a realização da mamografia: “Uma parceria para ocupar os espaços públicos com o cuidado com a saúde que a população precisa”, acrescentou.

Também participaram do evento a deputada estadual Ângela Garrote; a diretora do Centro de Ciências Integradoras da Uncisal, Francine Loureiro; a diretora do Hospital da Mulher, Yarin Maria Rocha; a gerente estadual de Assistência à Saúde do Servidor, Maria Lúcia Rezende; a presidente estadual da Fraternidade Feminina da Maçonaria, Maria Helena Russo Lessa; e a vereadora por Santana do Mundaú, Marinez Wanderlei.

blank

Exame de mamografia – Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.

Mutirão de citologia oncótica– Durante o mês de outubro, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal, realiza um mutirão de citologia oncótica para prevenção do câncer de colo do útero. Para agendamento, é necessário ligar para 3315.6157.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …