blankblank

O cenário de segurança e defesa nacional do Brasil está prestes a experimentar um avanço significativo com a implantação de uma nova estação radar em Presidente Prudente, São Paulo. Este projeto, conduzido pela Omnisys, empresa brasileira de defesa e membro ativo da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), em parceria com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), reflete não apenas o compromisso com a inovação tecnológica, mas também a dedicação contínua à soberania e à segurança do espaço aéreo nacional.

Avanços Tecnológicos e Operacionais

Equipada com os radares de última geração LP23SST-NG e RSM970S-NG, a estação de Presidente Prudente representa o que há de mais avançado em tecnologia radarística. Desenvolvidos e fabricados pela Omnisys em São Bernardo do Campo, esses radares destacam-se pela capacidade excepcional de detectar aeronaves tanto cooperativas quanto não-cooperativas, um diferencial crucial para a eficácia da vigilância aérea em um país de dimensões continentais como o Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Impacto na Segurança Aérea e Nacional

A implementação desta estação radar vai além do aprimoramento tecnológico; ela é uma peça-chave na estratégia de defesa e segurança nacional. Com a capacidade de detectar tráfegos não autorizados e atividades ilícitas com alta precisão, a estação contribuirá significativamente para a proteção do espaço aéreo brasileiro, especialmente nas regiões sul e centro-oeste do país, áreas críticas para a vigilância devido às suas vastas fronteiras e à diversidade de atividades que nelas ocorrem.

Compromisso com a Inovação e a Soberania Nacional

O investimento na estação radar de Presidente Prudente simboliza o comprometimento da Omnisys e do CISCEA com a inovação contínua e o fortalecimento da indústria nacional de defesa. A produção local dos radares pela Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, não só reafirma o papel do país como um protagonista no cenário de tecnologia aeroespacial, mas também sublinha a importância da autonomia tecnológica para a segurança nacional.

Perspectivas Futuras

A integração futura do sistema IFF (Identification, Friend or Foe) ao radar secundário, operando no modo seguro nacional (Modo 4 NSM), é um indicativo do planejamento estratégico e da visão de longo prazo que orientam o projeto. Essa capacidade adicional reforçará ainda mais a eficácia das operações de vigilância, garantindo um espaço aéreo mais seguro e protegido contra ameaças internas e externas.