O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) vem empregando uma forte estratégia de transformação digital, procurando inovar todos os processos realizados pelo órgão para facilitar e oferecer maior comodidade aos proprietários de veículos no estado. O mais recente avanço realizado pela gestão atual é a implantação da venda digital de veículos. A venda online poderá ser realizada por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), eliminando a necessidade de reconhecimento de firma, com a comunicação de venda ocorrendo integralmente pelo aplicativo.

Objetivo da Venda Digital

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, vê essa inovação como um passo importante para modernizar os procedimentos e atender as principais demandas da população. “A venda digital é um marco na história do Detran-AL. Com o lançamento dessa nova funcionalidade, iremos reduzir bastante a burocracia nas transferências de veículos, e faz parte do nosso projeto Detran Digital, que estamos desenvolvendo, para facilitar ainda mais a vida do cidadão alagoano”, afirmou o diretor-presidente.

Procedimento para Venda Digital

Para iniciar a venda digital, o proprietário do veículo deve instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível em sistemas Android e iOS, e fazer login na conta Gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro. Lisiane Rocha, diretora operacional do Detran-AL, explicou que, após o login de vendedor e comprador no aplicativo, outras quatro etapas precisam ser seguidas para concluir a venda digital. As etapas incluem o preenchimento dos dados da venda, do comprador e do veículo, confirmação da intenção de venda e aguardar a assinatura digital do comprador. O comprador, por sua vez, deve conferir todas as informações da transação e assinar digitalmente o documento com biometria facial para garantir a segurança.

Conclusão do Processo de Venda

Uma vez que o comprador assina digitalmente a intenção de venda, o vendedor é informado pelo aplicativo e também deve assinar o documento digitalmente, usando biometria facial. No final do processo, o comprador do veículo deverá se dirigir ao Detran-AL para realizar a vistoria e concluir a transferência do veículo. Além de Alagoas, apenas outros 10 estados oferecem a comodidade da venda digital para a população: Sergipe, Acre, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.