O Corujão da Saúde, um dos maiores programas de saúde de Maceió, já proporcionou mais de 114 mil atendimentos em horário estendido. A iniciativa da Prefeitura de Maceió visa ampliar os atendimentos de saúde para aqueles que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde durante o dia. O programa tem facilitado o acesso a serviços e diminuído o tempo de espera por atendimentos.

Maceió já conta com 21 unidades no modelo Corujão da Saúde. Entre os serviços oferecidos para a população estão atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação. Além disso, os usuários podem contar com programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

A Opinião do Secretário de Saúde de Maceió

Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió, afirma que o programa é um sucesso e tem atingido seu objetivo, que é facilitar o atendimento das pessoas. “É uma iniciativa que deu certo, que melhora os indicadores de saúde de nossa capital, então nosso compromisso é sempre avançar. Esse é um importante momento para a nossa saúde pública”, comemora o secretário.

Como Acessar os Serviços do Corujão da Saúde

Em cada unidade que funciona no modelo Corujão da Saúde, são disponibilizadas 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem, sendo quatro para emergências, no horário das 17h às 21h.

Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade de Saúde no horário estendido, munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido. No caso de fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo.

Unidades de Saúde com o Programa Corujão

Diversas Unidades de Saúde já estão funcionando com o modelo Corujão da Saúde, entre elas: UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos, UBS Tereza Barbosa, UBS Hamilton Falcão, UBS José Tenório, UBS Durval Cortez, UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela, UBS Antônio de Pádua, UBS José Guedes de Farias, UBS Djalma Loureiro, UBS Aliomar Almeida Lins, USF Jorge David Nasser, USF Vanderli Maria de Andrade, UBS Jardim São Francisco, UBS Felício Napoleão, US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti, URS Walter de Moura Lima, UDA Divaldo Suruagy, USF João Sampaio, UBS José de Araújo Silva e UBS Hélvio Auto.