O ateliê da renomada rendeira Adriana Gomes recebeu a placa de identificação do Programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). A iniciativa representa o reconhecimento de que a profissional está ligada às políticas de incentivo do Governo do Estado. Segundo a secretária Caroline Balbino, o reconhecimento dos artesãos é parte das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas para promoção do trabalho artesanal local.

Valorização do artesanato genuinamente alagoano

Adriana Gomes, que produz peças em bordado filé, patrimônio imaterial de Alagoas, vê a placa como reconhecimento do trabalho feito ao longo de sua vida. Com 45 anos e bordando desde os seis, a artesã acredita que a placa valorizará ainda mais seu trabalho. O programa Alagoas Feita à Mão tem como objetivo estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano, proporcionando geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.

Espaço físico e galeria on-line

Além de entregar placas de identificação, o programa conta com um espaço físico no Parque Shopping, em Maceió, para comercialização do artesanato alagoano. A iniciativa também possui a galeria on-line Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos e contribuindo para a geração de renda no segmento.

Diversidade de tipologias alagoanas

Acessível pelo endereço www.alagoasfeitaamao.com.br, o site da galeria on-line conta com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas. A plataforma reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, incluindo bordado filé, esculturas de barro, cipó, cerâmica e madeira.