O Shopping da Vila, localizado em Delmiro Gouveia, recebe a exposição fotográfica ExpoAfro Sertão – Vida e Memória dos Povos Quilombolas, de 19 a 26 de maio de 2023. A mostra celebra a cultura negra quilombola e foi contemplada pelo edital Prêmio da Identidade e Diversidade Cultural Alagoana 2022, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A abertura ocorre no dia 19 de maio, às 17h, com entrada gratuita.

Retrato da vida e cultura quilombola

A exposição tem como objetivo retratar a vida, memória, fazeres e saberes, cultura e o cotidiano dos povos quilombolas do município de Água Branca, Alagoas. A cidade conta com seis quilombos ativos e bem organizados, alguns deles são produtores artesanais renomados, enquanto outros expressam sua cultura por meio de grupos culturais e tradicionais.

Comunidades quilombolas representadas

Os quilombos da Serra das Viúvas, Queimadas, Lagoa das Pedras, Cal, Barro Preto e Moreira de Baixo estão representados na exposição por pessoas fotografadas em seus afazeres cotidianos nas comunidades. A história dos quilombolas e de suas comunidades é contada pelas lentes do fotógrafo local Diego Reis e pela curadoria da jovem Ana Luiza, moradora do quilombo. Ambos são comprometidos com a cultura popular negra e fazem parte do projeto liderado pelo produtor cultural Amosiel Feitosa.

Resultado de oficinas e interação com QRCode

A ExpoAfro Sertão é fruto de quatro oficinas de fotografia realizadas nos quilombos, das quais foram coletadas mais de 60 imagens, sendo algumas selecionadas para a exposição. Durante a mostra, o público poderá identificar as pessoas e grupos culturais retratados por meio de QRCode, proporcionando mais entretenimento, comunicação e conexão com as pessoas representadas e suas comunidades.

Exposição itinerante

A previsão é que a ExpoAfro Sertão aconteça de forma itinerante em outros ambientes, como escolas públicas, espaços públicos e também nos próprios quilombos, levando a cultura quilombola a um público ainda mais amplo.