ExpoAfro Sertão: Exposição fotográfica celebra cultura quilombola em Delmiro Gouveia

O Shopping da Vila, localizado em Delmiro Gouveia, recebe a exposição fotográfica ExpoAfro Sertão – Vida e Memória dos Povos Quilombolas, de 19 a 26 de maio de 2023. A mostra celebra a cultura negra quilombola e foi contemplada pelo edital Prêmio da Identidade e Diversidade Cultural Alagoana 2022, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A abertura ocorre no dia 19 de maio, às 17h, com entrada gratuita.

Retrato da vida e cultura quilombola

A exposição tem como objetivo retratar a vida, memória, fazeres e saberes, cultura e o cotidiano dos povos quilombolas do município de Água Branca, Alagoas. A cidade conta com seis quilombos ativos e bem organizados, alguns deles são produtores artesanais renomados, enquanto outros expressam sua cultura por meio de grupos culturais e tradicionais.

Comunidades quilombolas representadas

Os quilombos da Serra das Viúvas, Queimadas, Lagoa das Pedras, Cal, Barro Preto e Moreira de Baixo estão representados na exposição por pessoas fotografadas em seus afazeres cotidianos nas comunidades. A história dos quilombolas e de suas comunidades é contada pelas lentes do fotógrafo local Diego Reis e pela curadoria da jovem Ana Luiza, moradora do quilombo. Ambos são comprometidos com a cultura popular negra e fazem parte do projeto liderado pelo produtor cultural Amosiel Feitosa.

Resultado de oficinas e interação com QRCode

A ExpoAfro Sertão é fruto de quatro oficinas de fotografia realizadas nos quilombos, das quais foram coletadas mais de 60 imagens, sendo algumas selecionadas para a exposição. Durante a mostra, o público poderá identificar as pessoas e grupos culturais retratados por meio de QRCode, proporcionando mais entretenimento, comunicação e conexão com as pessoas representadas e suas comunidades.

Exposição itinerante

A previsão é que a ExpoAfro Sertão aconteça de forma itinerante em outros ambientes, como escolas públicas, espaços públicos e também nos próprios quilombos, levando a cultura quilombola a um público ainda mais amplo.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Primavera dos Museus em Alagoas promove acessibilidade e inclusão cultural

Com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, a 18ª edição da Primavera dos Museus chega …