Alagoas começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Alagoas é o único estado do Nordeste e um dos quatro no Brasil a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em seus postos de identificação. O novo documento, com CPF como único número de identificação do cidadão, está disponível nos formatos em papel, policarbonato (plástico) e digital, através do aplicativo GOV.BR.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, destaca que a primeira via da nova carteira é gratuita e ressalta a importância de ter o CPF regularizado para solicitar o documento. Além de Alagoas, apenas o Acre, Mato Grosso e Santa Catarina estão disponibilizando a CIN.

O novo modelo de identificação oferece mais segurança e praticidade, com um único número de identificação para o cidadão, facilitando a vida das pessoas e evitando fraudes. A nova carteira apresenta um QR Code para verificar sua autenticidade e conta com um código de padrão internacional chamado MRZ, tornando-o um documento de viagem.

A CIN é válida legalmente em todo o território nacional e também possui uma versão digital disponível no celular.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

COLABORAÇÃO ENTRE UNIDADES MILITARES APRIMORA TREINAMENTO EM OPERAÇÕES NA SELVA 🇧🇷

COLABORAÇÃO ENTRE UNIDADES MILITARES APRIMORA TREINAMENTO EM OPERAÇÕES NA SELVA 🇧🇷

A colaboração entre o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), o 18º Regimento de …