Ascom Setur

Turismo participa de oficina de planejamento do Projeto Orla, em Coruripe

Equipes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) participaram da primeira oficina de planejamento participativo do Projeto Orla, na cidade de Coruripe, nesta segunda-feira (23). Ao longo da semana, diversas oficinas participativas serão realizadas envolvendo representantes públicos federais, estaduais e municipais, além do trade e comunidade locais para alinhar o plano.

No evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação de Coruripe, a Setur apresentou as atividades já realizadas pelo Estado, além de indicar algumas sugestões para o planejamento da cidade.

De acordo com a superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, é importante observar o desenvolvimento sustentável da cidade além do meio ambiente. “Quando falamos em sustentabilidade, logo vem à mente as questões de preservação da natureza. Mas, no planejamento urbano, a sustentabilidade avalia também a viabilidade de todas as propostas. Não adianta chegar a uma ideia que não seja economicamente possível, ou que traga danos aos patrimônios públicos e privado, ou ainda a história e cultura da região”, destacou a superintendente.

A atividade realizada esta semana visa elaborar o diagnóstico participativo, em que todas as entidades produzem um documento detalhando a situação atual do município para que, na próxima etapa, uma consulta pública seja realizada para que soluções sejam indicadas pela população e trade turístico para os problemas observados.

A expectativa é de que em julho de 2024 as atividades sejam concluídas, e que todas as estratégias de curto, médio e longo prazos sejam entregues ao poder público em um relatório elaborado colaborativamente ao longo destas oficinas.

Além da Setur, participam do Projeto Orla de Coruripe a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Prefeitura de Coruripe.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Marco dos Corais: O Novo Cartão-Postal de Maceió

Com uma estrutura moderna e vista deslumbrante para o mar, o Marco dos Corais foi …