Ascom SSP/AL

Agosto Lilás: Polícia Militar intensifica ações de combate à violência contra a mulher

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher, a Polícia Militar de Alagoas aderiu ao movimento Agosto Lilás e aumentou a fiscalização e o acompanhamento das vítimas, por meio do Programa Patrulha Maria da Penha (PMP).

A escolha do mês de agosto tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 17 anos no dia 7 de agosto de 2023. O propósito é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes. Outra função é auxiliar as mulheres que sofrem agressões, esclarecendo dúvidas sobre as diversas formas de violência, e orientando sobre os direitos que elas têm e a necessidade da equidade de gênero.

Dentro da programação do Agosto Lilás, a PMP vai desenvolver diversas ações educativas e operações de enfrentamento direto à violência doméstica. Todas as atividades propostas contarão com parcerias e articulações com diversos órgãos e segmentos da sociedade alagoana, a fim de fortalecer a luta pelo fim da violência contra a mulher.

Nos sete primeiros meses de 2023, houve um aumento de 48% nos encaminhamentos das assistidas pelo Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher. Ao todo, 2.152 vítimas já foram beneficiadas, sendo que 488 seguem ativas. Nos casos de urgência em que envolvem mulheres não assistidas, deve solicitar o apoio policial por meio do 190.

Desde o início do ano, a PMP já realizou 72 palestras e cinco capacitações sobre o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher na capital. No trabalho ostensivo, no mesmo período, foram efetuadas 32 prisões em flagrantes de agressores ou indivíduos que descumpriram as medidas protetivas estabelecidas.

Caso o cidadão saiba de alguma situação em que uma mulher esteja sendo vítima de algum crime, denuncie anonimamente, pelo 190.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Reforço na Segurança: Companhia do Sertão da PMAL recebe 20 novos policiais

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) …