Mulheres do Dom’ associação de Murici formada por 56 cooperadas que cozinham, plantam, vendem e empreendem Lucas Meneses / Ascom Sedics

Mulheres lideram o desenvolvimento econômico em Alagoas

O estado de Alagoas tem se destacado por sua paridade de gênero em suas secretarias e a presença das mulheres em posições de liderança. A gestão do governador Paulo Dantas tem promovido ações que valorizam o empoderamento feminino, dando destaque às alagoanas que ocupam espaços importantes para o desenvolvimento econômico do estado.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) tem realizado ações que buscam mapear e reconhecer as mulheres na indústria, cooperativismo e artesanato. Laís Amorim é uma das empresárias do ramo têxtil que está há 28 anos no mercado e inaugurou uma nova fábrica em São Miguel dos Campos, dando oportunidades de capacitação e empoderamento para mulheres da região.

A paridade de gênero no secretariado de Alagoas é um grande avanço para as alagoanas e um exemplo para o país, segundo a secretária da Sedics, Caroline Balbino. Ela reforça a importância da presença das mulheres em todos os segmentos, mostrando que estão aptas e são capazes de fazer a diferença em qualquer área de atuação.

A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária foi criada com o objetivo de incentivar e promover o cooperativismo em Alagoas, beneficiando agricultores familiares e membros de cooperativas em todo o estado. Um exemplo de cooperativismo em Alagoas é a Associação Dom Helder Câmara, formada por 56 cooperadas, todas mulheres, que cozinham, plantam, vendem e empreendem.

Outro grupo que destaca o empoderamento feminino é o Café na Mesa, de Girau do Ponciano, comandado por Maria Josélia. São 17 mulheres que utilizam a macaxeira como base dos salgados e doces produzidos, agregando valor à entrega. O grupo foi mapeado pelo programa Alagoas Maior, que buscou potencial de mercado em suas atividades.

O cooperativismo alimenta mais de 300 mil alagoanos e gera empregos diretos e indiretos para cerca de 200 mil pessoas por meio das mais de 240 cooperativas espalhadas pelo estado. As ações promovidas pelo Governo de Alagoas buscam valorizar e reconhecer o papel das mulheres no desenvolvimento econômico do estado, mostrando que a igualdade de gênero é fundamental em todos os segmentos.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

ALAGOAS PIONEIRA NA LUTA CONTRA A FOME COM O REVOLUCIONÁRIO “ALAGOAS SEM FOME”

O estado de Alagoas, reconhecido por suas belas praias e rica cultura, agora se destaca …