A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está lançando a campanha Março Lilás, dedicada à prevenção do câncer de colo do útero. Com diversas atividades de sensibilização, a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e do cuidado com a saúde feminina.

A gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Suzângela Mendonça, explicou que todas as unidades de saúde da cidade estarão promovendo serviços de prevenção destinados ao público feminino. Na sexta-feira (10), a campanha começa com o primeiro Dia “D” em todas as Unidades de Saúde dos 1º, 3º e 7º Distritos Sanitários, oferecendo exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinação, solicitação de mamografia, avaliação odontológica e sala de espera com temas voltados à saúde da mulher.

No próximo domingo (12), a abertura oficial da campanha será realizada na Rua Aberta, na Orla de Ponta Verde, com panfletagem, palestras, orientação à população, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e apresentação musical.

As ações da campanha estarão concentradas no PAM Salgadinho aos sábados (dias 11, 18 e 25), com a oferta de exames de mamografia e citologia, além de sala de espera com palestras sobre câncer de colo do útero e outros assuntos sobre a saúde da mulher.

O encerramento da campanha será realizado no dia 31, na tenda de Saúde da Mulher do programa Saúde da Gente. No local, as mulheres contempladas com o serviço poderão contar com palestras, panfletagem, orientação, exame de citologia, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e outros atendimentos de saúde.

Com o slogan “Bem Me Cuido, Bem Me Quero”, a campanha tem como objetivo promover a prevenção e o cuidado com a saúde feminina, especialmente no que se refere ao câncer de colo do útero. O Março Lilás foi escolhido para envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres neste período, promovendo prevenção e bem-estar.