Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo do útero

Março Lilás: campanha de prevenção ao câncer de colo do útero em Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está lançando a campanha Março Lilás, dedicada à prevenção do câncer de colo do útero. Com diversas atividades de sensibilização, a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e do cuidado com a saúde feminina.

A gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Suzângela Mendonça, explicou que todas as unidades de saúde da cidade estarão promovendo serviços de prevenção destinados ao público feminino. Na sexta-feira (10), a campanha começa com o primeiro Dia “D” em todas as Unidades de Saúde dos 1º, 3º e 7º Distritos Sanitários, oferecendo exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinação, solicitação de mamografia, avaliação odontológica e sala de espera com temas voltados à saúde da mulher.

No próximo domingo (12), a abertura oficial da campanha será realizada na Rua Aberta, na Orla de Ponta Verde, com panfletagem, palestras, orientação à população, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e apresentação musical.

As ações da campanha estarão concentradas no PAM Salgadinho aos sábados (dias 11, 18 e 25), com a oferta de exames de mamografia e citologia, além de sala de espera com palestras sobre câncer de colo do útero e outros assuntos sobre a saúde da mulher.

O encerramento da campanha será realizado no dia 31, na tenda de Saúde da Mulher do programa Saúde da Gente. No local, as mulheres contempladas com o serviço poderão contar com palestras, panfletagem, orientação, exame de citologia, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e outros atendimentos de saúde.

Com o slogan “Bem Me Cuido, Bem Me Quero”, a campanha tem como objetivo promover a prevenção e o cuidado com a saúde feminina, especialmente no que se refere ao câncer de colo do útero. O Março Lilás foi escolhido para envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres neste período, promovendo prevenção e bem-estar.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …