A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou uma avaliação diagnóstica com os alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e traçar estratégias educacionais que ajudem no processo de aprendizagem. Os estudantes fizeram provas de Língua Portuguesa e Matemática na última semana.

A avaliação diagnóstica é fundamental no início do ano letivo para identificar as necessidades dos estudantes e como auxiliá-los, conforme explicou o coordenador da EJAI, Ricardo Almeida. Ele ressaltou que, a partir dos resultados, é possível definir estratégias relacionadas à grade curricular e à formação dos professores.

Além de medir o processo de aprendizado dos alunos, a avaliação também permite que os professores se autoavaliem e identifiquem as melhores formas de facilitar a aprendizagem dos estudantes.

Para os alunos, como Rosenilda da Silva, 57 anos, a avaliação representa uma oportunidade de ampliar o conhecimento e verificar seu progresso. Ela, que é aluna do 4° período da Escola Municipal Lindolfo Collor, localizada na Ponta Grossa, destacou que gostou muito das questões e acredita que a avaliação ajuda a aprender cada vez mais.