Maior plataforma de dados do Nordeste ganha mais recursos e nova identidade visual

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, nesta segunda-feira (10), o novo Portal Alagoas em Dados. A plataforma online é a maior do Nordeste em coleta, armazenamento e análise de grandes volumes de informações públicas. Nela, constam indicadores sociais e econômicos de todos os estados do Brasil. O acesso aos recursos do site é livre e pode ser feito por meio do endereço eletrônico dados.al.gov.br

No lançamento, a nova identidade visual foi apresentada junto aos novos recursos de conteúdo e pesquisa, e às principais funcionalidades de acesso à informação disponíveis para os alagoanos. O assistente virtual foi uma das novidades reveladas. Por meio dele, o usuário agora conta com a ajuda da inteligência artificial para buscar informações mais direcionadas no site.

O portal se organiza a partir de áreas temáticas, como Cultura e Turismo, Agropecuária, Economia e Sociedade, Educação, Gestão Pública, Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Saúde, Segurança Pública e Geociências.

Ainda na plataforma, o usuário encontra estatísticas já organizadas em painéis interativos. Os assuntos variam entre mercado de trabalho, indicadores sociais e econômicos de todos os estados do Brasil, monitoramento de casos de Covid-19 em Alagoas, e o perfil dos 102 municípios alagoanos, com dados da agropecuária e do comércio.

Há também o painel interativo com os fluxos da produção agropecuária no Brasil. Nele, o usuário tem acesso aos produtos, insumos, assistência técnica e maquinários utilizados nas produções locais ou como item de exportação de cada estado.

Outro painel de destaque é o Grotas de Maceió. Nele, foram mapeadas e catalogadas as cem grotas da capital de Alagoas, com indicadores sobre as condições de infraestrutura e saneamento básico nesses locais. “Com a inclusão de indicadores sociais e econômicos de Alagoas e demais estados do Brasil, o portal Alagoas em Dados se torna uma valiosa ferramenta de transparência e pesquisa, que beneficia a comunidade acadêmica, o cidadão comum e os gestores na formulação de políticas públicas e tomadas de decisão”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

blank

Alagoas em Dados

Lançado em 2012 pela Seplag, o Portal Alagoas em Dados fornece acesso simplificado e transparente a dados sociais e econômicos do estado de Alagoas e também de demais regiões do Brasil. São estatísticas de relevância pública, que podem ser acessadas de maneira livre e gratuita pela comunidade acadêmica, por empresas, cidadãos comuns e por gestores que queiram desenvolver políticas públicas e aprimorar tomadas de decisão.

Com a atualização dos elementos visuais, a plataforma promete facilitar a experiência de navegação do usuário com dados mais acessíveis e de fácil compreensão. São mapas, tabelas e gráficos mais interativos e de fácil manuseio.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Prefeitura de Maceió reativa Conselho do Plano Diretor promovendo engajamento da sociedade

A Prefeitura de Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, ampliando a participação ativa …