Arquivo Fapeal

Circuito Alagoano de Startups promove I Maratona de Inovação em Maceió

O Circuito Alagoano de Startups vai promover a sua primeira Maratona de Inovação em Maceió, de 28 a 30 de julho, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Cetec Ufal). Será um evento imersivo, com duração de 43 horas consecutivas, onde as equipes vão desenvolver soluções inovadoras para problemas reais, em conjunto com um time de mentores.

No encerramento, haverá um DemoDay (dia de aresentaçpões) quando os empreendedores devem apresentar seus pitchs, ou sejam “vendem a ideia” em apresentações dinâmicas e convincentes, de poucos minutos.. As ideias desenvolvidas nas Maratonas de Inovação podem se tornar aplicativos, plataformas, produtos e serviços com potencial de crescimento empreendedor. Podem se inscrever estudantes e empreendedores que tenham projetos em estágio inicial (ideia ou validação).

Para esta edição estão escalados 12 mentores, cujo papel é orientar os participantes no desenvolvimento das ideias, através de uma metodologia baseada na gestão ágil, permitindo que os projetos possam ter uma grande evolução dentro de um final de semana. O time é composto por profissionais de Alagoas e convidados de outras partes do país.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 20, ou até que as 24 vagas de equipe sejam preenchidas. As equipes devem ser compostas por 3 a 5 integrantes e não serão aceitas inscrições individuais. A Maratona vai disponibilizar alimentação (café, almoço, jantar e coffe breaks da tarde e madrugada), alojamento na Ufal (salas de aula) e acesso à internet.

O edital para edição MCZ aceita equipes com propostas em duas áreas: Sustentabilidade, nos subtópicos Gestão de Resíduos; Design Sustentável; Energia Renovável; Agricultura Sustentável; Economia Compartilhada; Upcycling e Reprocessamento; Transporte Sustentável; Tecnologias de Monitoramento Ambiental; Educação Ambiental; e Finanças Sustentáveis; e Smart Cities, nos subtópicos Mobilidade Urbana; Entrega e Logística; Governo Eletrônico; Segurança Pública; Compartilhamento de Espaços Públicos; Infraestrutura Inteligente; Saúde e Bem-estar; Educação e Inclusão Digital; Participação Cidadã; Turismo Inteligente.

Interessados devem acessar o edital e https://www.fapeal.br

Saiba mais

O Circuito Alagoano de Startup (CAS) busca promover o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Alagoas, por meio de ações como a organização de eventos, palestras, workshops e maratonas de inovação, junto à comunidade interessada nas temáticas propostas. É coordenado pelos professores Hérmani Magalhães, mestre em Economia e coordenador do campus da Ufal em Santana do Ipanema e pela professora Renata Mota, doutora em Engenharia de Produção e Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo.

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal ) e a Ufal são as instituições realizadoras da I Maratona de Inovação em Maceió.

São apoiadores do evento, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Instituto Federal (Ifal), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea) e a Neurônio, empresa paulista especializada em planejamento e implementação de estratégias de ativação de negócios e causas.

Para mais informações seguir o perfil @startups.alagoas, no Instagram. A programação completa está no edital e no link https://keepo.io/startupsalagoas.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

Marcelo Barros

PAINEL DA AIAB EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DISCUTE O FUTURO DA AVIAÇÃO E O PAPEL DO BRASIL NA INOVAÇÃO AEROESPACIAL

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) realizou um painel influente em São José …