Neste sábado, 02 de Dezembro, a população de Maceió terá uma oportunidade singular de conhecer de perto a Corveta “Caboclo”, um navio de guerra pertencente à Marinha do Brasil. Subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval e sediada em Salvador-BA, a corveta estará aberta à visitação pública no Porto de Maceió, das 09h às 16h, sem custo algum para os visitantes.
Missões de Grande Importância Nacional e Internacional
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A Corveta “Caboclo” tem desempenhado um papel crucial em missões de apoio logístico e de patrulha. Desde o dia 13 de novembro, o navio realiza uma viagem com o objetivo de apoiar o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade e realizar a Patrulha Naval na Zona Econômica Exclusiva. Essas ações são fundamentais para garantir a soberania brasileira na Amazônia Azul, uma área de grande importância estratégica para o país.
Despertando Sentimentos de Cidadania e Patriotismo
A visita à Corveta “Caboclo” é mais do que uma oportunidade de conhecer uma embarcação militar; é um convite para que os cidadãos brasileiros despertem sentimentos de cidadania e patriotismo. Através dessa experiência, a Marinha do Brasil busca aproximar a população das atividades navais e fortalecer o vínculo entre os cidadãos e as Forças Armadas.
Importância da Visitação para a Comunidade Local
A iniciativa de abrir a Corveta “Caboclo” para visitação pública reflete o compromisso da Marinha em educar e envolver a comunidade nas questões de defesa e segurança nacional. É uma oportunidade para pessoas de todas as idades aprenderem mais sobre o papel da Marinha na proteção das fronteiras marítimas do Brasil e na preservação dos recursos marinhos do país.
Histórico e Características
A Corveta “Caboclo” é o quarto navio da Marinha do Brasil a ostentar tal nome. Foi incorporada à Marinha do Brasil em 16 de julho de 1955. As Corvetas classe Imperial Marinheiro foram construídas pelo estaleiro Bodews Schepswer N.V., Martenshoek, Holanda. Entre os anos de 2006 e 2008 foi submetida a uma grande revitalização, realizada na Base Naval de Aratu, consagrando-se, hoje, o Navio mais antigo navegando em águas salgadas da Amazônia Azul.
Atualmente, a Corveta “Caboclo” integra o Grupamento de Patrulha Naval do Leste tem como missão a realização de operação de Socorro e Salvamento Marítimos, patrulha Naval, Minagem e Reboque e outras que lhe forem atribuídas.