Thiago Sampaio / Ascom Setur

Capital alagoana é o destino mais vendido no primeiro semestre de 2023 pelo site Voalá

Alagoas se mantém na preferência dos turistas brasileiros ao longo do ano, e frequentemente aparece como um dos destinos mais buscados em diversas agências de viagens. Desta vez, o destaque é apontado pelo site Voalá, da Bancorbrás Turismo. O Destino Alagoas é o primeiro lugar na venda de pacotes de viagens no primeiro semestre de 2023 entre seus clientes.

A capital alagoana também estava entre os destinos mais buscados no primeiro semestre do ano passado no sistema da operadora turística, que tem 36 anos de atuação no mercado. O estudo da companhia analisou o período de janeiro a agosto de 2023, e considerou ainda, pacotes internacionais e de hospedagens mais procurados pelos turistas.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o desempenho positivo do destino é resultado de um intenso trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas.

“Desde que adotamos a estratégia de unir o poder público com a iniciativa privada, temos garantido o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais assertivas para fazer este setor crescer. Quando fortalecemos este segmento econômico, que já é o segundo maior do estado, consolidamos o turismo também como uma ferramenta de transformação social, gerando cada vez mais emprego e renda para nossos cidadãos”, ressaltou a secretária.

Na pesquisa do Bancorbrás Turismo, os dados apontam ainda que a região Nordeste é uma preferência majoritária na escolha dos clientes da agência de viagens Voalá.

Feriadão

Neste 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, o turismo alagoano estará movimentado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), a ocupação hoteleira deste ano para o feriado é de 76,83% em todo o estado. O número ultrapassou o percentual do ano passado, quando 71,61% dos leitos dos hotéis alagoanos estavam ocupados na data comemorativa.

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), a rede hoteleira do estado conta, atualmente, com aproximadamente 47 mil leitos. Sendo assim, para o feriado que se aproxima, estima-se que mais de 36 mil leitos estarão ocupados em Alagoas.

Ainda segundo a Setur, em 2022, a rede hoteleira do estado contava com cerca de 40 mil leitos. Portanto, o aumento do índice percentual de ocupação representa um crescimento ainda mais expressivo: cerca de 7.500 leitos ocupados a mais no feriado de 7 de setembro deste ano em relação ao ano passado, quando 28 mil leitos foram reservados.

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Alta temporada

Para a alta temporada 2023/2024, as companhias aéreas irão oferecer, somente no segundo semestre deste ano, 43 voos extras. Além da ampliação da malha aérea, que impulsiona o setor turístico do estado, a temporada de cruzeiros também contará com resultados positivos para Alagoas.

Ao todo, 11 navios farão 30 paradas no porto da capital alagoana, representando um aumento de 63% no número de leitos nas embarcações. Levando em consideração que cada embarcação tem em média 3 mil passageiros, a expectativa é que este público injete pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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