Neno Canuto / Agência Alagoas

Aeroporto Zumbi dos Palmares é entregue após ampla revitalização

A grupo Aena Brasil inaugurou nesta quinta-feira (13) a ampliação e reforma do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares. O aeroporto, que é administrado pela empresa espanhola desde 2020, ganhou uma série de melhorias em locais como estacionamento, pista de pouso e áreas de inspeção de mercadorias. Houve ainda aumento no número de lojas, de balcões de check-in (são 21 agora) e do estacionamento de aeronaves.

O aeroporto também tem novas salas de embarque remoto e em breve ganhará uma sala vip e uma loja de produtos importados no setor internacional. Os convidados para o coquetel de inauguração tiveram a oportunidade de conhecer as novas áreas em um tour guiado por representantes da empresa.

As mudanças aumentaram a capacidade operacional do aeroporto em 70%, e o número de passageiros deve passar de quatro milhões por ano. A reforma na pista e a aquisição de equipamentos permitiram ainda que o Zumbi dos Palmaras fosse elevado à categoria 4E, podendo receber aeronaves de grande porte, fundamentais para o turismo internacional.

Estavam presentes ao evento, realizado no setor de voos internacionais, o presidente mundial do grupo, o espanhol Maurici Lucena; o presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus; e o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Juliano Noman, entre outras autoridades. O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Também estavam presentes as secretárias Bárbara Braga (Turismo), Kátia Born ( Assistência e Desenvolvimento Social e o secretário Arthur Albuquerque (Trabalho).

Segundo Vitor Pereira, o investimento feito pelo grupo espanhol reforça a confiança na gestão do governador Paulo Dantas. “Nós temos investido em duplicação de rodovias, em segurança pública, em um outro aeroporto em Maragogi, e todos esses investimentos são necessários para que a gente possa atender  melhor ao nosso turista”, afirmou. “Com isso, o turista tem infraestrutura, tranquilidade para andar por Alagoas e deixar obviamente uma renda que dinamiza a nossa economia”.

Vitor ressaltou ainda que, ao conectar o investimento público ao privado, o Estado melhora os índices de desenvolvimento humano e indicadores sociais. “Esse é um principio que o governador Paulo Dantas tem adotado. O desenvolvimento econômico com desenvolvimento social”.

CRESCIMENTO
Já a secretária Bárbara Braga anunciou que Alagoas terá 40 vôos fretados a partir de outubro deste ano até o final da alta estação,  em  2024, o que significa um aumento de 133% em relação ao período anterior, e as melhorias no aeroporto Zumbi dos Palmares irão contribuir para que o estado receba melhor os turistas. “O setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia, que ocorreu logo depois da concessão do aeroporto, mas a Aena manteve os investimentos, e só assim poderemos receber melhor os nossos turistas”, disse.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi inaugurado pelo então governador Ronaldo Lessa e pelo presidente Lula em 16 de setembro 2005. As operações passaram para as mãos da Aena após leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Aena é a maior empresa do mundo no setor. Opera 48 aeroportos na Espanha e mais 34 em vários países. Seis deles estão no Nordeste brasileiro. Só no Zumbi dos Palmares são cerca de mil trabalhadores, nas mais diversas áreas.

Segundo Maurici Lucena, esta quinta-feira marca uma nova etapa na história do aeroporto. “Agora poderemos receber com mais conforto e ainda mais segurança nossos visitantes. Isso é fruto de muito esforço que começou na Espanha e se concretizou aqui em Alagoas”, afirmou.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Marco dos Corais: O Novo Cartão-Postal de Maceió

Com uma estrutura moderna e vista deslumbrante para o mar, o Marco dos Corais foi …