Foto: Thiago Sampaio

Alagoas lidera turismo nacional e mira mercado internacional

A atividade turística é uma das principais fontes de geração de emprego, renda e oportunidades para a população de Alagoas. No Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, o estado celebrou seu sucesso no setor, tendo sido o destino preferido em oito feriados nacionais em 2022 e líder em vendas em grandes operadoras de turismo como CVC, Decolar, Azul Viagens e Booking. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) busca expandir o setor, investindo na diversificação dos produtos turísticos, com um lançamento voltado ao segmento de luxo.

Expandindo o turismo internacional

Visando aumentar a presença de turistas internacionais, a Setur prepara ações promocionais para agentes de viagem e operadores argentinos, tendo em vista que a Argentina é o maior emissor de turistas internacionais para Alagoas. Para a Europa, a secretaria lança uma nova etapa do plano de marketing em parceria com a TAP, principal companhia aérea portuguesa, que promoverá o destino nos principais países europeus.

Números da temporada de verão e expansão hoteleira

Em 2022, mais de 2,2 milhões de turistas nacionais e internacionais visitaram Alagoas, injetando cerca de R$ 4 bilhões na economia. Na alta temporada de verão 2022/2023, estima-se que 600 mil turistas circularam pelo estado, movimentando R$ 1,2 bilhão na economia alagoana. Com incentivos fiscais e locacionais, o governo promove a expansão da rede hoteleira. Atualmente, Alagoas conta com mais de 40 mil leitos, e outros 15 empreendimentos estão em construção para serem entregues nos próximos anos.

Melhorias em infraestrutura turística

O Governo de Alagoas, por meio da Setur, promove melhorias de infraestrutura para o turismo, como a primeira etapa de sinalização turística do estado na Rota Ecológica, beneficiando Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Com um investimento de mais de R$ 6 milhões, a Setur implanta novas placas de sinalização turística e revitaliza as existentes. Ao todo, 768 placas serão instaladas em treze municípios nesta primeira etapa.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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