A atividade turística é uma das principais fontes de geração de emprego, renda e oportunidades para a população de Alagoas. No Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, o estado celebrou seu sucesso no setor, tendo sido o destino preferido em oito feriados nacionais em 2022 e líder em vendas em grandes operadoras de turismo como CVC, Decolar, Azul Viagens e Booking. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) busca expandir o setor, investindo na diversificação dos produtos turísticos, com um lançamento voltado ao segmento de luxo.
Expandindo o turismo internacional
Visando aumentar a presença de turistas internacionais, a Setur prepara ações promocionais para agentes de viagem e operadores argentinos, tendo em vista que a Argentina é o maior emissor de turistas internacionais para Alagoas. Para a Europa, a secretaria lança uma nova etapa do plano de marketing em parceria com a TAP, principal companhia aérea portuguesa, que promoverá o destino nos principais países europeus.
Números da temporada de verão e expansão hoteleira
Em 2022, mais de 2,2 milhões de turistas nacionais e internacionais visitaram Alagoas, injetando cerca de R$ 4 bilhões na economia. Na alta temporada de verão 2022/2023, estima-se que 600 mil turistas circularam pelo estado, movimentando R$ 1,2 bilhão na economia alagoana. Com incentivos fiscais e locacionais, o governo promove a expansão da rede hoteleira. Atualmente, Alagoas conta com mais de 40 mil leitos, e outros 15 empreendimentos estão em construção para serem entregues nos próximos anos.
Melhorias em infraestrutura turística
O Governo de Alagoas, por meio da Setur, promove melhorias de infraestrutura para o turismo, como a primeira etapa de sinalização turística do estado na Rota Ecológica, beneficiando Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Com um investimento de mais de R$ 6 milhões, a Setur implanta novas placas de sinalização turística e revitaliza as existentes. Ao todo, 768 placas serão instaladas em treze municípios nesta primeira etapa.