A Polícia Penal de Alagoas celebrizou um marco significativo no aprimoramento profissional de seus agentes na última sexta-feira (23), com a cerimônia de certificação e brevetação do curso de Nivelamento Operacional da Polícia Penal de Alagoas (NOPPEN/AL). O NOPPEN tem como meta incrementar os conhecimentos dos policiais penais acerca da intervenção prisional, numa iniciativa da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Polícia Penal.

Comprometimento com a Segurança e Ressocialização

Em discurso na ocasião, o secretário Diogo Teixeira ressaltou a importância de uma Polícia Penal preparada para os resultados entregues à sociedade. “Estamos finalizando mais um ciclo entregando à sociedade policiais penais melhores do que no começo do curso. Quanto mais preparada a nossa Polícia Penal, melhor será o resultado entregue para a sociedade”, destacou. O secretário também mencionou o compromisso do Governo de Alagoas com investimentos no sistema prisional, que asseguram melhores condições de trabalho, atendimento aos reeducandos e mais segurança para a sociedade.

Investimentos e Resultados em Segurança Prisional

Teixeira relembrou os resultados positivos desses investimentos, enfatizando que Alagoas é o estado que mais combate o crime organizado e não possui déficit carcerário. Ele atribuiu essa realidade aos investimentos feitos pelo governo, que alocou mais de R$ 100 milhões de recursos próprios no sistema prisional, incluindo a entrega de mais de 1.400 vagas no sistema prisional e o fornecimento de armamento de última geração para policiais penais.

Capacitação e Reconhecimento

O curso NOPPEN possibilitou aos participantes aprimorar habilidades essenciais para interventores prisionais, como o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamento e direitos humanos. A entrega dos certificados e brevetação foram momentos de exaltação ao esforço e dedicação dos policiais penais que participaram do curso, que com certeza somará na sua carreira profissional.