Carla Cleto / Ascom Sesau

Sesau presta homenagem aos motoristas que contribuem para salvar vidas

No Dia do Motorista, celebrado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) presta uma homenagem aos seus profissionais que, mesmo sem integrar a área fim na estrutura organizacional do órgão, salvam milhares de vidas todos os dias.

A categoria tem papel fundamental no organograma da secretaria, atuando em várias funções, seja no transporte de medicamentos e pacientes ou na distribuição de sangue para hospitais e maternidades e imunizantes para os postos de saúde e órgãos para as unidades transplantadoras.

Há ainda os condutores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prestando socorro às vítimas de acidentes de trânsito e tantas outras ocorrências. E, também, os que trabalham diariamente no Serviço de Transporte Sanitário, levando pacientes de uma unidade hospitalar para a outra.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que os motoristas exercem importante papel no fluxo de funcionamento da Sesau. “São trabalhadores fundamentais no âmbito do SUS [Sistema Único de Saúde]. Sem a atuação deles seria impossível essa grande engrenagem funcionar, atrelada aos demais profissionais que diariamente se doam para salvar vidas. Aos condutores que atuam na saúde pública de Alagoas, o meu reconhecimento e agradecimento em nome do povo alagoano”, ressalta.

Dedicação

Um exemplo da dedicação desses profissionais é o motorista Cícero Silvestre, que atua no Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Há mais de duas décadas, ele atua no transporte de pacientes e diz ter orgulho da função que abraçou como missão de vida.

“Dirijo ambulâncias há mais de 25 anos e sinto muita satisfação em ajudar as pessoas. Tenho a convicção que já ajudei a salvar muitas vidas, mesmo não sendo exatamente um profissional da saúde. Todas as vezes que sou escalado para fazer o traslado de um paciente, atuo para cumprir minha missão com atenção”, salienta o motorista Cícero Silvestre.

O condutor José Constantino dos Santos, que está lotado no Hospital Geral do Estado (HGE), também em Maceió, é outro exemplo de dedicação. “Atuo lembrando que a minha função exige muita responsabilidade, pois estou transportando pessoas em estado de saúde fragilizado, o que exige do motorista muito critério e cuidado, sempre agindo em comunicação com a regulação médica e obedecendo as leis de transito”, pontua.

blank

Pensamento compartilhado pelo assessor técnico de frota, José Carlos Balbino, que comanda a Assessoria Técnica de Transportes da Sesau. “Ressalto, diariamente, que os motoristas que atuam na saúde são profissionais que lidam com situações delicadas e, cujo equilíbrio emocional é colocado em prova diariamente. Isso ocorre quando se transporta um medicamento, uma bolsa de sangue, um órgão para transplante e, principalmente, um paciente. Nossa missão é transportar vidas em qualquer uma das circunstâncias evidenciadas”, ponderou.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …