Os municípios de Alagoas estão agora mais bem equipados para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Graças à parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Governo de Alagoas, o estado agora conta com o Observatório de Políticas Públicas. Essa inovação, uma estratégia de localização dos ODS, visa alcançar todos os 102 municípios alagoanos. O anúncio foi feito na sexta-feira (26), durante a 6ª edição do Fórum Participativo do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em Arapiraca.

Informações atualizadas para políticas públicas mais eficazes

Desenvolvida em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a nova plataforma reúne mais de 100 indicadores e disponibiliza dados atualizados para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências. O governador Paulo Dantas salientou a importância da iniciativa. “Estamos investindo fortemente em projetos e ações que ajudarão o estado a coletar informações necessárias para a execução de ações mais eficazes que beneficiem os alagoanos”, disse.

Promovendo transparência e participação cidadã

A ferramenta permite a seleção de dados por território, ODS, meta ou indicadores específicos, além de promover uma tomada de decisões mais transparente, o acesso a dados abertos e a participação cidadã na construção e monitoramento de programas e projetos. Angélica Carnelosso, analista de Programas do ONU-Habitat, explicou: “O Observatório é uma ferramenta de fácil acesso que pode ajudar na criação e manutenção de políticas públicas de forma mais efetiva e alinhada às agendas globais de desenvolvimento. É crucial para que os atores envolvidos entendam as prioridades dos municípios e onde devem atuar.”

Foco nos Programas Estratégicos do Estado

Além de disponibilizar uma infinidade de indicadores, a plataforma também sistematiza nove Programas Estratégicos do Estado. Este estudo, desenvolvido em colaboração com as secretarias executivas de Alagoas, visa fortalecer o uso de evidências e mecanismos de monitoramento e avaliação na formulação de políticas públicas. O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destacou: “Toda essa agenda com a ONU-Habitat é muito importante. São informações e relatórios que servirão de base para todos os estados brasileiros. Além de ouvir as pessoas, estamos nos baseando em dados, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida da população”.

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas e a sistematização dos nove programas estratégicos do Estado estão disponíveis no site: https://observatorio.al.gov.br/.