Alagoas lança Observatório de Políticas Públicas em parceria com a ONU

Os municípios de Alagoas estão agora mais bem equipados para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Graças à parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Governo de Alagoas, o estado agora conta com o Observatório de Políticas Públicas. Essa inovação, uma estratégia de localização dos ODS, visa alcançar todos os 102 municípios alagoanos. O anúncio foi feito na sexta-feira (26), durante a 6ª edição do Fórum Participativo do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em Arapiraca.

Informações atualizadas para políticas públicas mais eficazes

Desenvolvida em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a nova plataforma reúne mais de 100 indicadores e disponibiliza dados atualizados para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências. O governador Paulo Dantas salientou a importância da iniciativa. “Estamos investindo fortemente em projetos e ações que ajudarão o estado a coletar informações necessárias para a execução de ações mais eficazes que beneficiem os alagoanos”, disse.

Promovendo transparência e participação cidadã

A ferramenta permite a seleção de dados por território, ODS, meta ou indicadores específicos, além de promover uma tomada de decisões mais transparente, o acesso a dados abertos e a participação cidadã na construção e monitoramento de programas e projetos. Angélica Carnelosso, analista de Programas do ONU-Habitat, explicou: “O Observatório é uma ferramenta de fácil acesso que pode ajudar na criação e manutenção de políticas públicas de forma mais efetiva e alinhada às agendas globais de desenvolvimento. É crucial para que os atores envolvidos entendam as prioridades dos municípios e onde devem atuar.”

Foco nos Programas Estratégicos do Estado

Além de disponibilizar uma infinidade de indicadores, a plataforma também sistematiza nove Programas Estratégicos do Estado. Este estudo, desenvolvido em colaboração com as secretarias executivas de Alagoas, visa fortalecer o uso de evidências e mecanismos de monitoramento e avaliação na formulação de políticas públicas. O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destacou: “Toda essa agenda com a ONU-Habitat é muito importante. São informações e relatórios que servirão de base para todos os estados brasileiros. Além de ouvir as pessoas, estamos nos baseando em dados, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida da população”.

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas e a sistematização dos nove programas estratégicos do Estado estão disponíveis no site: https://observatorio.al.gov.br/.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …