Pei Fon / Agência Alagoas

Bordado filé de Alagoas é destaque no projeto Renda-se 2023

Considerado Patrimônio Imaterial Cultural de Alagoas, o bordado filé é o grande destaque da terceira edição do projeto Renda-se – Arte, Cultura e Moda. O desfile dos estilistas e estudantes de moda selecionados será realizado no próximo dia 21, no bairro histórico do Jaraguá.

O bordado filé, tradição alagoana carregada de ancestralidade, foi eleito como item obrigatório para os looks que estarão na passarela. Com o uso das mais diversas técnicas, os estilistas e estudantes usaram o artesanato para criar peças inspiradas em temas que “gritam a alma do estado”.

O Instituto Bordado Filé de Alagoas (Inbordal), que é formado por bordadeiras da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, é responsável pelo fornecimento da matéria-prima para o projeto, além de atuar como ponto de pesquisa.

Atualmente, além de Patrimônio Imaterial Cultural de Alagoas, o bordado de filé conta com o selo de Indicação Geográfica de Procedência (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e Intelectual (INPI) para o complexo lagunar Manguaba-Mundaú, que funciona como um selo de origem que garante a qualidade e originalidade dos produtos criados nessa região reconhecida como o berço do bordado filé em Alagoas.

Entre os estilistas e estudantes de moda, os artesãos Ariane Pita, da Bordeliê, e Manur, da Derravera, foram selecionados. Cadastrados no programa Alagoas Feita à Mão, os artistas apresentam as coleções “Desbordar” e “Ex-Voto: Por uma Promessa Feita”.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

ALAGOAS PIONEIRA NA LUTA CONTRA A FOME COM O REVOLUCIONÁRIO “ALAGOAS SEM FOME”

O estado de Alagoas, reconhecido por suas belas praias e rica cultura, agora se destaca …