Foto: João Pedro/Ascom Semed

Encantos de Ler: alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Maceió produzem cordéis com temática social

A Escola Municipal Dom Antônio Brandão, no Tabuleiro do Martins, teve uma Noite de Cordel com a socialização do projeto Encantos de Ler, na última quinta-feira (20). Estudantes do 4° período da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) apresentaram suas produções textuais, que abordaram temas da realidade social.

Racismo, feminicídio, desigualdade social e respeito foram algumas das temáticas que os alunos transformaram em versos e estrofes. Ana Cristina dos Santos, 57 anos, escreveu o cordel inspirada em sua própria história, de determinação e superação para concluir os estudos.

“Falei da educação. Faz muitos anos que eu não estudava e voltei desde o ano passado. Pretendo aprender cada vez mais. Foi a primeira vez que fiz um cordel, eu não entendia muito sobre, mas agora sei”, revelou a estudante.

A escola Municipal Dom Antônio Brandão tem 72 alunos matriculados na Ejai do 1° ao 4° períodos. Desde a semana passada, eles estão socializando os trabalhos do Encantos de Ler. Poesia, cordel e paródia foram as produções realizadas pelos estudantes.

A professora do 4° período, Rosineide da Silva, destacou o processo e a participação dos estudantes no projeto, que culminou em ótimos trabalhos. “O cordel proporciona diversas aprendizagens, a oral e a escrita, no qual os alunos puderam vencer o medo de escrever. Eles gostaram de produzir os cordéis com suas próprias autorias, um ajudando o outro e, assim, vencendo os desafios”, pontuou a docente.

Para o aluno Amaro dos Santos, 48 anos, participar do Encantos de Ler “foi uma experiência muito boa junto com meus colegas e a professora que é muito competente. Estou de parabéns por estar aprendendo no dia-dia”, revelou.

Após as apresentações dos trabalhos, os alunos tiveram um momento de autógrafos com o professor, escritor e artista visual, Cristiano Kriko. Ele realizou oficinas para auxiliar os estudantes a produzirem poesias, cordéis e paródias.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …