O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançará na próxima terça-feira (9), no Palácio República dos Palmares, as ações do Maio Amarelo, um movimento que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas que reduzam os índices de acidentes de trânsito.

Tema central e atividades programadas

Comemorando 10 anos em 2023, a iniciativa traz como tema central “No trânsito, escolha a vida”. O Detran/AL realizará ações educativas em escolas e semáforos, além de promover corridas de rua, o Seminário Nacional de Educação para Segurança Viária e um curso de pilotagem defensiva para motociclistas.

Dados de acidentes em Alagoas

Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), em 2022, Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito, envolvendo 5.196 pessoas. Destas, 644 foram vítimas fatais, sendo cerca de 60% condutores de motocicletas.

Parcerias e participações no lançamento

O lançamento oficial do Maio Amarelo em Alagoas contará com a presença do governador Paulo Dantas e do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. A campanha é realizada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, com apoio do governo Federal e envolvendo todos os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.