Na última sexta-feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas lançou o Plano de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O documento, que visa guiar as ações no estado durante quatro anos, foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
Conteúdo do plano e comissão responsável
O plano, desenvolvido por uma comissão designada pelo secretário Flávio Saraiva, apresenta um diagnóstico estatístico e histórico de dados relacionados aos crimes contra mulheres em Alagoas e as ações já realizadas pelas forças de segurança estaduais. A comissão foi presidida pelo superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração, coronel RR Jairison Melo.
Avanços e ações já em vigor
O documento destaca avanços na proteção das vítimas, como atualizações na legislação e a criação de órgãos de defesa, como a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, a Comissão de Articulação de Políticas de Segurança Pública na Prevenção da Violência contra a Mulher e a Rede de Atenção às Violências. Também são mencionadas a atuação da Patrulha Maria da Penha, as delegacias da Mulher, o Disque-denúncia, as Salas Lilás e o atendimento humanizado pelas equipes da Polícia Científica.
Implementação e coordenação das ações
A Chefia de Políticas de Segurança à Mulher, liderada pela tenente-coronel Camila Paiva, coordenará as ações previstas no plano e subsidiará o secretário da Segurança Pública no desenvolvimento de políticas voltadas à prevenção e repressão da violência contra as mulheres.