A diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) montou uma programação especial e gratuita, entre terça-feira (11) e domingo (16), para celebrar os 51 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso. A diversidade – de gêneros musicais, de artes e de gerações – é a palavra de ordem da celebração.

Dança, Jazz, Pop Rock, Bossa Nova, Samba, Música Clássica são só alguns dos estilos que vão desfilar ao longo da programação. Entre as atrações, estão nomes como Clube do Jazz de Maceió + Ana Gal, MC Tribo, Fernanda Guimarães, Wilma Araújo, Orquestra Filarmônica de Alagoas, entre outros.

Reafirmando o caráter social de formação e democratização de plateia, de terça a sexta uma parte dos ingressos será destinada a alunos da rede pública de ensino, muitos deles terão a oportunidade de ir ao teatro pela primeira vez.

Os demais ingressos poderão ser acessados pelo público em geral. Todos os detalhes com as atrações, descrição e links para os ingressos estão disponíveis em http://www.diteal.al.gov.br/programacao/. A retirada de ingressos é apenas para fins de organização e não superlotação do espaço.

Todo o cronograma de apresentações acontece a partir das 18h em alguns dias, e às 19h30 em outros, dentro do Teatro de Arena.

Para a diretora-presidente da Diteal, Sandra Menezes, não se trata apenas de uma festa, mas a consolidação de um ciclo, com o teatro celebrando, na próxima sexta-feira (14), mais uma jornada de 365 dias em favor da arte e do artista alagoano.

“Poder comemorar esse feito com essa programação é uma sensação indescritível, sem contar no time de artistas que conseguimos reunir, com todo apoio do governo Paulo Dantas, que nos deu essa tranquilidade para trabalhar e poder oferecer para o público, inclusive das escolas públicas, espetáculos de alto nível”, destaca.

Essa comemoração tem um tom ainda mais especial, porque além das apresentações artísticas, também haverá o “Prêmio Sérgio Cardoso de Incentivo à Cultura”, que vai contemplar diversos agentes que têm uma história na valorização da cultura do Estado de Alagoas.

“Vamos celebrar a existência e vibrante importância do nosso Teatro de Arena Sérgio Cardoso enquanto equipamentos artístico e cultural em nossa cena local. Um espaço público que vem honrando sua missão de democratização de plateias, como também de democratização da ocupação de seu palco”, ressalta o gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Ele ressalta que reverenciar o Teatro de Arena é evidenciar sua importância e o fortalecendo entre artistas e público, além de realçar com todo respeito a magia e intimidade que se faz entre plateia e artistas quando se encontram em suas instalações, “para transgredir a monotonia do cotidiano monótono e cheio de limites e preconceitos”.

“[Reverenciar o Teatro de Arena Sérgio Cardoso] é estar ‘junto e misturado’, dentro de um abraço apertado e generoso, com que ele nos abraça e espontaneamente nos induz a nos abraçarmos, público e artista, criando perspectivas de reflexão, crescimento, pertencimento e exercício do afeto e respeito cidadão. Evoé!”, celebra Holanda.

 

Confira a programação completa:

 

Terça-feira (11/07)

Clube do Jazz de Maceió + Ana Gal – show “Divas do Jazz”

Hora: 19h30

 

Quarta-feira (11/07)

Ana Costa e Nara Cordeiro

Hora: 18h

Fernanda Guimarães

Hora: 19h30

 

Quinta-feira (13/07)

Wilma Araújo – Esse Tal de Rock Enrow

Hora: 19h30

 

Sexta-feira (14/07)

Projeto Nigros

Hora:18h

MC Tribo –  “A batida que transforma”

Hora: 19h30

 

Sábado (15/07)

Laryssa França – “Piano e Devaneios”, Série Câmara – Orquestra Filarmônica de Alagoas, Prêmio Sérgio Cardoso de Incentivo à Cultura

Hora: 19h30

 

Domingo (16/07)

Mostra de dança Alagô” – Projeto da Ufal/ Studio Bella Danza

Hora: 16h /18h  apresentação artística

18h às 20h – Roda de conversa sobre a mostra.