Muito sol, vento e potencial para desenvolver as energias renováveis. Governadores e representantes do Consórcio Nordeste se reuniram na tarde desta sexta-feira (5), em Fortaleza, para discutir a construção de linhas de transmissão e prorrogação das outorgas já concedidas às empresas do setor de energias renováveis.

O encontro contou com a presença do ministro de Minas e Energia do Governo Federal, Alexandre Silveira, que anunciou um investimento de cerca de R$ 56 bilhões na transmissão de energia na região Nordeste, o que poderá destravar até R$ 120 bilhões em investimentos de geração de energia.

“A ordem do presidente Lula foi: ‘eu quero transformar o Nordeste no celeiro de energia limpa e renovável do Brasil’. Há uma política muito clara no Governo de estimular essas energias para que a gente possa ser protagonista no mundo”, pontuou o ministro.

Entre as discussões centrais do evento, temas como a valorização das matrizes energéticas limpas e renováveis, um possível leilão para a expansão das linhas de transmissão dos estados e a criação de um hub avançado de hidrogênio verde gerado a partir de fontes renováveis, como eólica e solar.

Representando o Governo de Alagoas, a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, destacou a importância da discussão do tema com os governadores do Nordeste.

“Esse é um momento histórico. A nossa região possui o maior potencial do Brasil para desenvolver energias sustentáveis, como as energias solar e éolica. Neste momento, já temos estados como Pernambuco e Ceará desenvolvendo estudos com o hidrogênio verde, que é gerado a partir do sol e do vento, e estamos muito felizes com isso. A discussão sobre energia limpa precisa estar em evidência”, reitera Caroline Balbino.

Participaram da reunião os governadores Elmano de Freitas (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Carlos Brandão (Maranhão) e Rafael Fonteles (Piauí); as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco), além do vice-governador Geraldo Júnior (Bahia).