Ascom Setur

Praia do Patacho em Alagoas recebe renovação do título internacional ‘Bandeira Azul

Conhecida por suas belezas naturais e compromisso com a sustentabilidade, a Praia do Patacho, situada no litoral Norte de Alagoas, reafirmou seu status de destino sustentável ao conquistar a renovação do título internacional “Bandeira Azul”. O reconhecimento para o ciclo 2023/2024 foi concedido pelo terceiro ano consecutivo pelo Instituto Ambientes em Rede, consagrando a praia da cidade de Porto de Pedras como um exemplo em preservação ambiental.

A Bandeira Azul: Um Selo de Excelência

O selo “Bandeira Azul” é um prêmio internacional conferido anualmente a praias e marinas que cumprem uma série de critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, educação ambiental e serviços oferecidos aos visitantes. A avaliação é realizada pela ONG europeia Foundation for Environmental Education (FEE), que se baseia em indicadores definidos em um extenso documento de 62 páginas. O certificado é um indicativo de que a Praia do Patacho atende aos mais altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Um Trabalho Coletivo de Preservação

Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, a renovação do título é resultado do esforço conjunto da gestão pública, comunidade local e do setor turístico. “O Programa Bandeira Azul trouxe um reconhecimento merecido do compromisso em preservar e promover o destino. Com muito trabalho, empenho e parceria entre estado e município, conseguimos manter o status da Praia do Patacho, que hoje é um case de sucesso para outras cidades que buscam a certificação”, declarou a secretária.

Em todo o país, das 26 praias que receberam a certificação no ciclo 2022/2023, cinco estão no Nordeste: três na Bahia, uma no Ceará e a Praia do Patacho, em Alagoas. Manter o título implica realizar coletas quinzenais para garantir a qualidade da água, promover ações de educação ambiental com a comunidade, estabelecer um comitê de gestão da praia, promover ações de manutenção e limpeza, além de cumprir diversas exigências administrativas.

Sustentabilidade e Turismo: Um Casamento bem-sucedido

blank

A renovação do Programa Bandeira Azul para a Praia do Patacho reafirma o compromisso de Alagoas com o desenvolvimento do turismo de maneira responsável e sustentável. A distinção atesta a qualidade do destino, atraindo turistas que buscam experiências autênticas e conscientes, em locais que valorizam e trabalham para a preservação ambiental.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Marco dos Corais: O Novo Cartão-Postal de Maceió

Com uma estrutura moderna e vista deslumbrante para o mar, o Marco dos Corais foi …